sábado, 8 de junho de 2013

Comissão de Assuntos Sociais pode votar Lei Geral das Religiões na quarta


Paola Lima
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) deve votar na quarta-feira (12) o projeto da Lei Geral das Religiões (PLC 160/2009). A proposta, do deputado George Hilton (PRB-MG), foi apresentada depois que o governo brasileiro assinou, em 2008, um acordo com o Vaticano, criando o Estatuto Jurídico da Igreja Católica.
O texto estabelece normas sobre ensino religioso, casamento, imunidade tributária para as entidades eclesiásticas, prestação de assistência espiritual em presídios e hospitais, garantia do sigilo de ofício dos sacerdotes, entre outros temas. Também reforça o vínculo não-empregatício entre religiosos e instituições católicas, ratificando regras já existentes. O projeto garante, da mesma forma que foi feito com a Igreja Católica, direitos às demais religiões constituídas no país.
No último dia 23 de maio, a comissão promoveu audiência pública para debater o assunto. No debate, a proposta foi criticada por representantes de diversas entidades religiosas e do governo, que pediram a sua rejeição.
No entanto, o relator da matéria na comissão, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), deu parecer favorável à aprovação, com alterações para assegurar direitos constitucionais também às religiões não cristãs, independentemente de sua forma jurídica.
Se aprovado na CAS, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, posteriormente, para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
A reunião da comissão terá início às 9h, no plenário 9 da ala Alexandre Costa.

fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário