domingo, 19 de dezembro de 2010

O BRASIL E O PISA

A avaliação educacional mais importante – e relevante – do mundo revelou que a Educação brasileira está melhorando, mas ainda ocupamos uma posição baixa: em um ranking de 65 países somos o 53º colocado em Leitura e Ciências e 57º em Matemática. O Pisa avalia o desempenho de alunos do Ensino Fundamental e Médio em três áreas chaves: Leitura, Matemática e Ciências. A média brasileira nessas disciplinas foi de 401 pontos, bem abaixo da pontuação dos países mais desenvolvidos, que obtiveram 496 pontos. Em leitura, o Brasil alcançou 412 pontos; em Matemática, 386 e em Ciências 405 – em 2006 a pontuação foi de 393 em Leitura, 370 em Matemática e 390 em Ciências. Resultado que nos deixa atrás de México, Uruguai, Jordânia, Tailândia e Trinidad e Tobago.
Apesar da má colocação, o Ministério da Educação (MEC) enaltece a melhora do desempenho brasileiro nesses últimos anos. Em sua página oficial, o ministério destaca o aumento de 33 pontos na média geral nos últimos 10 anos. O relatório mostra que o Brasil é o terceiro país que mais cresceu em Educação básica na década, atrás de Chile (crescimento de 37 pontos) e Luxemburgo (melhora de 38 pontos). Para o ministro Fernando Haddad, um dos principais motivos dessa melhora foi o estabelecimento de metas por escolas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Linkar Ideb
Além da avaliação de competências nessas três áreas do conhecimento, o Pisa faz uma análise do contexto educacional ao redor do mundo. Nesta última edição chegaram a algumas conclusões interessantes:
●As escolas com o melhor desempenho tendem a priorizar turmas menores e a boa remuneração dos professores;
●Escolas com boa disciplina e relação saudável entre professores e alunos costumam alcançar melhores resultados;
●Autonomias das escolas aliada a uma boa gestão podem levar à melhores resultados;
●A porcentagem de alunos que dizem ler por prazer caiu de 69% em 2000 para 64% em 2009.
Saiba mais sobre o Pisa: Por dentro do Pisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário