sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Família maior tesouro - Cinco pilares que sustentam o casamento




Vamos hoje em nosso assunto “Família maior tesouro” falar sobre os cinco pilares que sustentam o casamento. 

O Primeiro Pilar de sustentação do casamento é a Fidelidade: Quem ama não trai. A infidelidade hoje é propagada e tema de apologia nos meios de comunicação. Segundo o terapeuta Alert Ellis existem causas neuróticas e não- neuróticas do adultério. Entre as causas não neuróticas está a Insatisfação sexual no casamento que pode levar a busca de compensação. A perda de atração pelo companheiro. O deseja sexual vai ficando reprimido e as fantasias crescendo até levar ao adultério. A excessiva absorção ao trabalho pode causar no outro uma sensação de abandono e rejeição. O tédio que vem da rotina, repetição e que gera indiferença emocional e sexual. A ausência prolongada de um dos cônjuges podem levar ao adultério.
Nas causas neuróticas estão os mimados, que pensam merecer tudo que desejam,pensando que caprichos temporários são necessidades,fim de semana perfeito e sexo perfeito fazem parte de seus ideais e expectativas irreais.  Os narcisistas que pensam ser perfeitos e que o adultério é uma forma de auto-engrandecimento. Os imaturos são os que buscam através da infidelidade de firmar, provar sua masculinidade ou feminilidade, fazendo da vida um teste continuo de sedução, impelidos pela ansiedade doentia.  Os vazios,sem dar sentido a vida buscam na traição a maneira de dar sentido e felicidade a vida.  Os vingativos que buscam através da traição dar o troco ao golpe recebido do cônjuge.  A fidelidade conjugal da segurança e garante a benção de Deus ao casamento, pois a bíblia diz que digno de honra entre todos seja o casamento, bem como o leito sem mácula, porque Deus julgará os impuros e adúlteros.  O adultério é a manifestação da necessidade da cura e libertação interior.
O segundo pilar de sustentação do casamento é a Amizade :Sob um prisma de tratamento, onde marido e mulher alem de parceiros na cama são amigos, pois não basta ser fiel é preciso ser amigos. A mulher precisa ver no marido a figura do melhor amigo, para não fragilizar o relacionamento.  Muitos adultérios aconteceram porque se foi buscar fora de casa alguém com quem confidenciar, que lhe desse atenção,respeito e um ombro amigo para chorar, que acabou se tornando em causa de traição.     Porque muitos casamentos se transformam prisão,subjugando, escravizando, prendendo o cônjuge?Quando é que isso acontece? Isso acontece quando há um sentimento de posse.  Não consigo viver sem você!   Dependência doentia, quando a amizade entre o casal um ajuda o outro a crescer.  Quando o marido e a mulher estabelecem o sistema de cada um viver na sua, desempenhando seu papel sem envolvimento, amizade, duvidas compartilhadas.  Casamento não é cena de atores, cada um desempenhando um papel, mas companheirismo e amizade.  O relacionamento se transforma em prisão quando há um exclusivismo total,unidade doentia, tipo “Só vou se você for”, pensando que estando sempre juntos manterão a fidelidade e preservação do casamento.  Isso acaba sufocando o outro.  Na relação onde os dois são companheiros e amigos a liberdade individual e o crescimento mútuo substituem a escravidão recíproca.
A pergunta é esta: Estou construindo uma prisão ou um lugar livre , onde há respeito, direitos e responsabilidades e liberdade para crescer junto com meu cônjuge.
O terceiro pilar do casamento é Santidade.  Fidelidade e amizade resultam em santidade.  Santidade na bíblia significa separação, e no que diz respeito ao casamento são todas as responsabilidades assumidas no pacto nupcial diante do altar e diante de Deus.  Esta santificação é realizada e vivida através da obediência a palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.  Se todo marido como sacerdote de Deus em seu lar preocupasse com a vida espiritual de sua esposa assim como se preocupa com a estética, com certeza os lares seriam inundados de graça, amor, e felicidade.
O quarto pilar chama-se Apreciação, através da honra e reconhecimento, admiração pública e verbalizada como o que ocorre em Pv. 31.29 que diz: Muitas filhas tem procedido virtuosamente, mas de todas você é a mais excelente.  Isso gera auto estima, valor, criando um ambiente alegre e salutar para os relacionamentos.  Antes de criticar procure dar um elogio para ver a diferença que irá causar.
Por último o quinto pilar de sustentação do casamento está a Submissão Devocional.  Quando a mulher compreende o que é submissão á luz da Bíblia não terá dificuldade em exercer sua missão como auxiliadora.  O que acontece muitas vezes que o marido não amando a esposa com amor sacrifical, como Cristo amou a igreja, se entregando por ela, inibirá a submissão da mulher a ele.  Recebendo o amor do esposo ela se sentirá amada e comprometida com submissão sem escravidão, medo, anulação de sua individualidade feminina, pelo contrário ficará realizada e feliz em desfrutar de um amor sem medida e sem interesse pessoal.

fonte: http://geracaomissionaria.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário