sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aprenda com as formigas




O ambiente, na empresa, estava insuportável. Todos culpavam alguém pelos erros e todos falavam mal de todos. As tentativas para melhorar o relacionamento haviam fracassado, já que cada um pensava o pior possível dos colegas. Orgulhoso e incompetente eram os atributos que cada um atribuía aos demais. Qualquer qualidade apontada tinha sempre uma ressalva envenenada: até admito isso, mas você não sabe o resto...E lá vinham mais acusações.
Em mais uma tentativa para serenar o ambiente, foi contratada uma psicóloga. Ela reuniu todos os funcionários num terreno baldio, ao lado das garagens do estabelecimento. Sem maiores comentários, pegou um pouco de açúcar e misturou-o com areia. Depois colocou a mistura junto a um formigueiro e pediu que aguardassem alguns minutos. Uma formiga descobriu o açúcar e avisou as demais. E os funcionários, silenciosos, viram como as formigas carregavam apenas o açúcar desprezando a areia. E a psicóloga concluiu: todos nós somos esse montinho de areia, misturado com açúcar.Podemos aprender a sabedoria das formigas, aproveitando apenas o lado bom de cada pessoa.
 A vida é um tecido de relações. E são as relações sadias que dão qualidade de vida nas famílias, nos grupos, nas empresas, na sociedade como um todo. E são as relações doentias que fazem de um lugar qualquer um inferno. Todos possuímos qualidades e defeitos. Todos nós temos pela frente infinitas possibilidades. E, porque vivemos em grupo, nossas atitudes – boas ou más- afetam os demais.
Por inúmeras razoes carregamos conosco filtros que embelezam ou enfeitam a realidade. Há pessoas que usam apenas filtros escuros e percebem apenas o lado negativo.Há pessoas, mais inteligentes, que usam os filtros coloridos e assim percebem a realidade mais bonita.Mas esses filtros podem ser modificados. Podemos para de perceber e criticar defeitos, tentado ver as qualidades e as possibilidades dos demais. E aquilo que semeamos, acabamos colhendo.Quem semeia espinheiros, colherá espinhos; aquele que semeia flores viverá em eterna primavera.

fonte:portalcidadegospel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário