domingo, 19 de agosto de 2012

VENCENDO A TRIBULAÇÃO



Passagem Bíblica: Tiago 5.7-10; Romanos 8.28
Memorizar: João 16.33

Introdução

As adversidades fazem parte da existência humana,e não é diferente com o cristão. No entanto, o cristão fiel pode contar com a ajuda de Deus para vencer a tribulação e sair dela aperfeiçoado e fortalecido na fé.
PROCURANDO A CAUSA
Tudo o que acontece tem uma origem. Os acidentes, por exemplo: o prédio desabou porque tinha um problema na estrutura; um incêndio de grandes proporções foi causado por um ferro elétrico que alguém esqueceu ligado; o ônibus caiu no precipício, matou dezenas de pessoas porque o motorista cochilou um instante. Sempre que algo de ruim nos acontece, há um motivo para isso.
As Leis da Vida
A tribulação que alguém está enfrentando pode ser decorrente das leis da vida. Ela pode simplesmente fazer parte do contexto de uma situação que atinge várias pessoas, uma região, ou o mundo inteiro ao mesmo tempo. Essa lei da vida está expressa de forma muito clara em Eclesiastes 9.2. O próprio Jesus confirmou essa verdade (Mateus 5.45). É certo que Deus pode usar uma situação que envolve um grupo ou mesmo o mundo todo para provar e aperfeiçoar a nossa fé.

Falta de Sabedoria
Alguns problemas que enfrentamos são consequências de nossa falta de sabedoria. Quem empresta um cheque em branco ou entra em sociedade com uma pessoa que não conhece muito bem está abrindo a porta para sérios aborrecimentos. Peça a Deus que lhe abra a mente e lhe dê uma melhor percepção da vida e dos fatos à sua volta (Tiago 1.5).
Imprudência Há cristãos que, em nome de uma pretensa espiritualidade, portam-se de maneira inconveniente e, em vez de gerar frutos para o Reino de Deus, passam aos incrédulos uma imagem desagradável da Igreja.
Negligência Outra causa de tribulação é a negligência. Se houver infiltração em uma parede de uma casa, mais ou mais tarde haverá um demoronamento, se você não tomar providências.
Permissão divinaPodemos enfrentar tribulações por permissão divina. Isso ocorre por quatro motivos:
  • Arrependimento – Deus permite a tribulação em nossa vida quando estamos em pecado. Ele deseja que nos arrependamos, que confessemos o nosso erro e que consertemos a situação.
  • Retorno à Igreja – Deus permite a tribulação na vida de quem abandonou os caminhos do Senhor a fim de que ele retorne à casa e receba renovação espiritual. A tribulação é uma forma de Deus dizer ao desviado: “Torna para mim.” Jeremias 3.6-7.
  • Despertamento espiritual – Deus permite a tribulação em nossa vida para nos despertar espiritualmente. Há cristãos que se esquecem de Deus quando a situação material está boa. Com asa contas em dia, comida na mesa, não sentem necessidade de ir à Igreja, de orar, ou de ler a Bíblia.
  • Aperfeiçoamento da fé – Deus permite as tribulações em nossa vida para que aperfeiçoamos a nossa fé. Há cristãos que são fiéis, fervorosos e assíduos aos cultos e, mesmo assim, enfrentam provações. Qual é a razão disso? É que Deus lhes está aperfeiçoando a fé ( II Coríntios 12.10).
PROCURE ADAPTAR-SE À SITUAÇÃO
A tribulação pode durar poucos dias ou estender-se por meses, anos até. Por isso, o crente tem de adaptar-se à sua nova realidade. Enfrentará melhor a situação se seguir os conselhos que extraímos das Escrituras.
Utilização de recursos imediatosDeus age a nosso favor na adversidade, mas sempre há uma parte que é de nossa responsabilidade. Assim, quando a tribulação chegar, devemos pensar o que se pode fazer primeiro para vencê-la, ou pelo menos para facilitar a asituação.
Preparando-se para a resistênciaTodo cristão deve preparar-se para resistir à tribulação, estruturar-se para suportá-la e confiar em Deus até que Ele lhe dê o livramento. O apóstolo Paulo é um exemplo de cristão preparado para qualquer espécie de adversidade (Filipenses 4.12).
AdaptaçãoA tribulação pode alterar inteiramente o modo de viver ou padrão de vida da pessoa ou de uma família. Há pessoas que tentam manter a pose, mesmo diante da maior crise financeira. É bom lembrar que se adaptar à situação não significa prostração, acomodação, mas entendermos o momento que estamos passando a fim de que o mais rápido possível possamos vencer.
Domínio da nova realidadeQuando Jó foi atingido pela calamidade , a sua mulher ainda lhe disse: “Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre.” O patriarca, porém, respondeu: “Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos o bem de Deus e não receberemos o mal? Jó 2.9-10. Jó tinha o domínio da realidade de sua vida. Ele reconheceu que vivia um momento difícil, mas a desgraça jamais iria ditar as regras de sua existência.
 COMO VENCER A TRIBULAÇÃO
Depois de identificar a causa da adversidade, devemos procurar adaptar-nos à nova situação, é hora de enfrentar o problema. Na Bíblia, encontramos vários conselhos úteis, que farão do cristão um vitorioso.
  • Tenha esperançatribulação pode nos deixar inseguros quanto ao futuro. Por essa razão, não podemos perder a esperança, porque “a esperança não traz confusão.” Romanos 5.5
  • Creia em Deus Sem fé “você não chegará a lugar algum”  Hebreus 11.16. Na adversidade, devemos exercitar a nossa fé no Senhor.
  • Não transfira responsabilidades –O ser humano falha em não admitir os próprios erros. Seja por não querer demonstrar fraqueza, seja por simples comodidade, ele procura transferir a culpa para alguém. Foi assim desde o princípio (Gênesis 3.9-13).
  • Tenha paciência – A paciência nos ensina a suportara dor e as adversidades com resignação. E é justamente por meio da aflição que desenvolvemos essa virtude (Romanos 5.3; 12.12; Tiago 1.3).
  • Não se isole – A adversidade pode nos arrastar para a depressão, fazendo que nos fechemos em nós mesmos. A Bíblia, porém, não recomenda o isolamento, mas aconselha buscarmos ajuda  (Eclesiastes 4.9-10). Nesta época de individualismo, devemos estar pronto para ajudar e para sermos ajudados.
  • Mude o foco – Um grande segredo para vencer a tribulação é não dedicar toda a atenção ao problema.  Se o foco de vida estiver voltado para a tribulação, três coisas irão acontecer:
- primeira: a dor aumentará;
- segunda: a pessoa corre o risco de cair na auto comiseração;
         - terceira: a vida será neutralizada pelo problema, pois todas as energias estarão canalizadas para ele.
CONCLUSÃO
O cristão no mundo não está isento de tribulação. E, quando vier a adversidade, cabe a ele tentar identificar a origem do problema. A tribulação impoe à vida da pessoa uma nova realidade.

fonte: http://www.ieqlimeira.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário