O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), confirmou para a próxima terça-feira (06) a instalação da CPI da Petrobras no Senado. Renan decidiu acatar a decisão ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, que em parecer liminar determinou ao Senado Federal que instale a CPI pedida pelos partidos de oposição, restrita à Petrobras, e não outra CPI com foco maior de investigação, como pediam os partidos da base aliada ao governo.

Renan também anunciou que vai recorrer ao STF da decisão da ministra Rosa Weber. “É meu dever funcional recorrer da decisão ao Pleno daquela Corte. Este recurso é uma iniciativa institucional, não e política, não é partidária, até porque o recurso não tem efeito suspensivo e não consultei, evidentemente, nenhum partido político, nenhuma bancada. Recorro porque é imperioso pacificar o entendimento do Pleno do Supremo Tribunal Federal em torno dessa matéria para que a jurisprudência se sustente em uma decisão coletiva”, afirmou o presidente do Senado.
A comissão a ser instalada no Senado na próxima terça vai investigar quatro pontos: a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos; o suposto pagamento de propina a funcionários da Petrobras por uma companhia holandesa; denúncias de que plataformas estariam sendo lançadas ao mar sem os devidos equipamentos de segurança para os funcionários; e o superfaturamento na construção de refinarias.
fonte: http://www12.senado.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário