sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Celebrando a Reforma



31 de outubro de 1517. Essa é a data que marcou um evento muito importante na história da humanidade. Martinho Lutero fixou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittemberg, marcando assim um movimento que Deus estava fazendo na história de retomada da igreja aos princípios do evangelho. De verdade, este evento marcou um clímax de um movimento que já acontecia em toda Europa. Muitos homens foram levantados por Deus. Na Inglaterra, precedeu por John Wycliffe; na atual República Tcheca por Jan Huss; na Suíça Úlrico Zwínglio; na escócia John Knox, e principalmente, em Genebra, pelo maior dos Reformadores, João Calvino, que sintetizou o ensino das Escrituras, escrevendo e deixando uma grande herança para todos nós.
Os 5 principais fundamentos podem ser sintetizados nos 5 "Somentes" ou 5 "Solas":
- Somente a Fé: Nenhum outro tipo de indulgência ou cobrança, mas o que nos leva ao Senhor é a nossa fé genuína Nele. O arrependimento dos nossos pecados.
- Somente a Escritura: Nenhum tipo de experiência humana ou dogma prevalece, mas somente a Palavra de Deus. A Bíblia é a única regra de fé e prática.
- Somente Cristo: Nenhum outro tipo de mediador, mas somente a mediação através do sangue do cordeiro de Deus.
- Somente a Graça: Nenhuma obra humana ou esforço humano nos leva ao Senhor, mas é iniciativa Dele nos religar ao coração do Pai.
- Somente a Deus seja toda honra e glória.
Assim, é nosso coração. Retomamos com a Reforma uma obra de estarmos na presença de Deus de uma maneira transparente e segura.
E que o Senhor continue essa reforma no seu, no meu coração e no coração de todo seu povo espalhado pela face da terra. Louvado seja o Senhor pelo dia da Reforma.

Rodolfo Garcia Montosa
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site http://www.institutojetro.com/ e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário