quarta-feira, 30 de março de 2011

Bico oficial



O Rio de Janeiro tem demonstrado visão na área de segurança pública. Nos últimos quatro anos, as ações e os avanços são notórios, embora saibamos que ainda há muito por fazer. A recente decisão do governador em instituir o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) é mais uma medida que coloca o Rio na vanguarda do setor de segurança do país e, certamente, em breve colherá frutos por isso.
O Proeis, que permite que o policial militar trabalhe em atividades conveniadas com municípios do estado, ataca diretamente um problema antigo e grave não só da classe policial do Rio como de todo o país: o chamado bico. Diante de baixos salários, PMs em vez de descansarem em suas folgas buscam trabalhos, como segurança, por exemplo, no intuito de reforçar o orçamento familiar. Tal iniciativa sofreu ao longo dos anos muita crítica, mas só quem conhece a sua realidade é que entende a luta diária desse profissional que mesmo com baixos salários fica na linha de frente no combate à criminalidade.
Com a prática regulamentada, a expectativa é que uma nova era esteja se iniciando, possibilitando a esses homens melhor padrão de vida para a sua família de forma legal e, verdadeiramente, reconhecida pela sociedade.
Sob a responsabilidade do comandante-geral da PM, que irá instituir uma comissão para acompanhamento, o programa tem tudo para dar certo e beneficiar mais que 90% dos PMs que contam com ganhos extras a cada mês. Fica a torcida para que tudo dê certo, mas também o alerta às autoridades para que, independentemente dessa boa iniciativa, continuem com um olhar cada vez mais atento aos salários emelhorias na condição de trabalho dos PMs no Rio de Janeiro.
Jornal do BrasilMarcos Espínola *
* Advogado criminalista
fonte: http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2011/03/28/bico-oficial/

COMENTO: Excelente iniciativa da PM do Rio de Janeiro, pois só assim os PM podem complementar os seus baixos salários com trabalhos dignos e livres das atividades ilícitas que tem seduzido uma grande parte desses profissionais da segurança pública. Que a PM da Bahia possa implementar esse modelo da polícia carioca. (Pr Maroel Bispo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário