quarta-feira, 30 de março de 2011

ÔNIBUS FOI INCENDIADO NO CAMPUS DA UEFS

Dois homens encapuzados atearam fogo num ônibus da empresa Princesinha que estava estacionado no ponto do módulo 5 do campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) na noite desta terça-feira, 29, por volta das 20h45. O motorista José Jorge Santos Gomes e o cobrador se encontravam no interior do veículo esperando o horário para mais um balão da linha Uefs-Centro via Sobradinho, quando foram surpreendidos pelos homens que entraram por uma das portas traseiras com um vasilhame, derramaram combustível e atearam fogo.
"Pensei se tratar de um assalto, mas eles mandaram que saíssemos correndo", contou José Jorge, que nada pode fazer para impedir a ação dos marginais. Um grande número de pessoas, principalmente estudantes, se aproximaram do local do incêndio.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas quando a guarnição chegou ao local o ônibus já havia sido totalmente destruído, restando, apenas, apagar as chamas. Parte de um toldo que abrigava um pequeno palco removível também foi atingindo pelo calor e destruído.
A ação criminosa foi precedida por um movimento de estudantes na tarde desta terça-feira, quando interromperam o trânsito na BR 116 Norte (sentido Feira-Serrinha), na entrada do campus da Uefs, que fica a cerca de oito quilômetros do centro de Feira de Santana. Eles protestaram contra o aumento da tarifa do transporte coletivo decidida há poucos dias durante reunião do Conselho Municipal de Transportes.
Sobre o incêndio, alguns estudantes que não quiseram se identificar chegaram a dizer que não acreditam que a ação tenha partido de pessoas da comunidade universitária. O campus da Uefs, de quase um quilômetro quadrado de perímetro, é murado e possui duas entradas principais abertas ao público que pode entrar a pé ou de carro pelo pórtico , situado em frente à BR 116 Norte, ou apenas a pé pelo portão que faz fronteira com o conjunto Feira 6. As entradas possuem guaritas, mas, como em todas as universidades brasileiras, não é exigida a apresentação de documento de identificação. Apenas pelo pórtico principal o motorista recebe um cartão para ser entregue ao vigilante no momento na saída, o que serve para evitar roubos de veículos no campus. Desta forma, é praticamente impossível evitar que pessoas entrem na Uefs portando vasilhames de combustíveis como o ocorrido na noite desta terça-feira.Debate
No momento do incêndio, do outro lado do campus, no Auditório Central, era realizado o último debate entre os candidatos a reitor da Uefs, Francisco de Assis Ribeiro (chapa 1 / ReAge Uefs) e José Carlos Barreto (chapa 2 / Mais Uefs), que concorre à reeleição. O debate chegou a ser interrompido em função da notícia do incêndio, mas após alguns minutos os trabalhos foram reiniciados. A votação será realizada de 4 a 6 de abril.
O vice-reitor da Uefs, Wasghington Almeida Moura, preferiu não comentar, em princípio, sobre o incêndio, mas se deslocou ao local para prestar assistência ao motorista e ao cobrador do veículo.
(Com informações do Jornal Feira Hoje)

FONTE: http://oliveiradimas.blogspot.com/

 COMENTO: Protesto contra esse ato de vandalismo ! Espero que os culpados sejam identificados e punidos. Concordo com a manifestação pacífica dos estudantes da UEFS e de escolas da cidade, contra o aumento da tarifa do transporte públi.  (Pr Maroel Bispo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário