sexta-feira, 20 de abril de 2012

montedo.com: CHQAO: uma análise crítica

montedo.com: CHQAO: uma análise crítica: Nota do editor: O anonimato do autor não invalida esta excelente e pertinente análise. Após anos dedicados ao Exército Brasileiro, e ...

42 comentários:

  1. Eu entendo que Sgt foi formado para ser no máximo ST ! O CA/CHQAO veio em boa hora, pois, é o momento do Of QAO deixar de ser Of de favor ! Serão promovidos somente aqueles ST que possuirem o mencionado curso, fazendo jus à promoção ! Com isso, o pessoal bajulador vai perder força ! E outra, o CHQAO é totalmente gratuito, desde o concurso até o curso que titula em tecnólogo os concludentes, bastando apenas o 1ºSgt/S Ten estudar, estudar e estudar ! Eu sou 1º Sgt da turma de 92 e já estou inscrito !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que você não seja da turma da morte, pois do contrário não faria tal comentário. abraço

      Excluir
    2. amigo, acho que vc tá enganado, fazer o chqao não quer dizer que vai ser promovido, é apenas mais um obstáculo, pois vamos precisar de conceito do cmt, etc, do mesmo jeito, portanto não vai acabar com nada!!!!

      Excluir
    3. Digo que sou sim da saudosa turma de 92 EsSA/Inf ! Eu sei que não há certeza quanto à promoção, mas, no caso da minha turma e seguintes, sem esse curso de habilitação, aí sim é que não haverá chance ! As turmas de 90 e 91 estão em situação melhor ! Tenho 22 anos de serviço e essa foi a profissão que escolhi e que sempre procurei, dentro das minhas possibilidades, fazer o melhor !

      Excluir
    4. Cara, com todo o respeito, vc não é da TURMA DA MORTE. Todos são livres para terem a sua opnião, mas tá na cara de que a intenção do CHQAO é a de dificultar a chegada do Praça ao oficialato e c/ isso forçar o ST a ir para a reserva, pois esta é uma grande preocupação dos nossos Cmt (O que fazer com tantos STs que foram formados a partir do ano de 1990). Caia na real, eles não irão fazer nada p/ ajudar e sim apenas p/ prejudicar. Vejam só o que as turmas formadas a partir de 90 conseguiram: (fim da Lic Esp, fim do um posto acima na reserva, fim do 1% ao ano etc...). E o que ganhamos (SINDICÂNCIAS, A TAL VALORIZAÇÃO DO PRAÇA, CHQAO ETC). ABRE OLHO COMPANHEIRO, POR MIM NINGUÉM DEVIA FAZER ESTE CURSO, MAS INFELISMENTE OS MILICOS SÃO MUITO DESUNIDOS.

      Excluir
    5. CONCORDO COM AS PALAVRAS DO COLEGA E DIGO QUE APOS O TAL CHQAO VAI VIR OUTRAS BESTEIRAS PARA FORÇAR OS MILITARES A ABANDONAREM A VIDA MILITAR ,

      PERGUNTAMOS ENTAO SE É MUITO IMPORTANTE O TAL CURSO NO FINAL DO TEMPO DE QUARTEL ,O QUE É QUE IREMOS APLICAR DE CONHECIMENTOS NA TROPA A MAIS DO QUE JA SABEMOS ,

      DEVEMOS PERGUNTAR SE O EXERCITO QUER GENTE COM FACULDADE ,POIS TEMOS MUITOS JA FORMADOS E QUE O EXERCITO NAO PERMITE QUE TRABALHE DENTRO DA FORÇA ,

      EX SE TEMOS SGT ,SUBTENENTE FORMADO EM DIREITO ENGENHARIA ETC ETC E SAO COLOCADOS EM FUNÇOES IDIOTAS SÓ PARA NAO DIZER QUE OS SARGENTOS ESTAO NO COMANDO DO EXERCITO ,

      ACREDITO QUE DEVERIAMOS BUSCAR VIA JUDICIAL EM UMA AÇAO JUDICIAL CONJUNTA ONDE ESTAO TODAS AS TURMAS DA MORTE ,

      OU ATÉ SOLICITAR UMA HORA COM A PRESIDENTE DILMA EO MINISTRO E COLOCAR ESTE ASUNTO ,POIS SE FICARMOS DORMINDO A CORDA VAI SER COLOCADA NO PESCOÇO ,

      TALVES BUSCAR NA MIDIA FALADA OU ESCRITA ,EX NO CQC QUE VAI DIRETO NA QUESTAO,

      Excluir
    6. É difícil acreditar que alguém acredita realmente nisso.

      Excluir
    7. CHQAO: cadê o curso superior que estava aqui?
      Nunca na história do EB um curso que ainda nem começou gerou tanta desinformação, dúvida e polêmica. A última: na surdina, o CHQAO virou só mais um curso de especialização. Primeiro, recordemos o que o Estado Maior do Exército determinou em 2011:

      PORTARIA Nº 104-EME, DE 29 DE AGOSTO DE 2011 (BE 36/11)
      Normatiza o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais.
      [...]
      Art. 2º Estabelecer que o referido curso:
      I - integre a Linha de Ensino Militar Bélico, no grau superior e na modalidade de

      graduação;

      [...]
      IX - proporcione a titulação Superior de Tecnologia em Gestão e Logística;

      Já em março deste ano, a coisa mudou ...

      PORTARIA Nº 26-DECEx, DE 21 DE MARÇO DE 2013 (BE 15/13)

      [...]
      Art. 8º O Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) iniciado após a publicação da Port nº 104-EME, de 29 AGO 2011, não possui equivalência de estudos.
      Parágrafo único. Para fim de concessão de certificação será elaborada a seguinte documentação:
      I - certificado do curso, sem a equivalência de estudos acadêmica, conforme modelo singular referente tão somente à aprovação no curso regular, conforme modelo do Anexo E, constando, no verso, os seguintes apostilamentos, seguidos das chancelas e registro:
      a) Ensino Militar e Autonomia;
      b) Modalidade de Educação - educação profissional sem equivalência de estudos;
      c) Competência e Delegação;
      II - Ficha de Identificação do Concludente - conforme modelo do Anexo A;
      III - Histórico Escolar - conforme modelo do Anexo B.

      Planejamento é tudo. Só que não.

      Excluir
  2. É... reflita nisso: se vc tiver qualquer curso superior, seja direito, administração, economia, ciências contábeis, etc, com pós-graduação, mestrado, doutorado, etc.... E NÃO TIVER O MISERÁVEL DO CHQAO (TECNÓLOGO) VC NÃO PODE SER PROMOVIDO A QAO. Isso é justo? Isso é motivação? Esse curso é a maior prova de que o Exército não liga a mínima para as praças. E vc disse que entrou para ser ST, e é só estudar. Pois bem: e os oficiais que entraram para serem coronéis e generais e não sabem a metade do que vc sabe?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MANDOU BEM NOBRE MILITAR A VERDADE DEVE SER DITA

      Excluir
    2. Caro companheiro, não seja genérico em seus comentários. Existem pessoas e pessoas!!!

      Excluir
  3. O que não me entra na cabeça é um candidato S Ten ou 1º Sgt antigões, terem de lançar mão de cursinho preparatório ao CA/CHQAO. Colegas de todo o Brasil ! O R/1, R/3, R/4 , E1 e IG 10-60, tem de estarem na "massa do sangue POXA !!!!!!" são mais de 20 anos de caserna meu deus !!! Será que não deu p/ acumular alguma bagagem de conhecimento!?!?!?!?! Ou será que só se dedicaram à faculdade civil e deixaram de lado a instituição que lhes mata a fome !!!!!! Quanto à Hist´ria do brasil, geografia do Brasil e L. Portuguesa, já foram estudadas para o concurso da EsSA !!!! è só revisar !!!!! será que é tão dificil assim ??????

    ResponderExcluir
  4. O CHQAO é uma forma covarde de punir os ST e Sgt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CHQAO: cadê o curso superior que estava aqui?
      Nunca na história do EB um curso que ainda nem começou gerou tanta desinformação, dúvida e polêmica. A última: na surdina, o CHQAO virou só mais um curso de especialização. Primeiro, recordemos o que o Estado Maior do Exército determinou em 2011:

      PORTARIA Nº 104-EME, DE 29 DE AGOSTO DE 2011 (BE 36/11)
      Normatiza o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais.
      [...]
      Art. 2º Estabelecer que o referido curso:
      I - integre a Linha de Ensino Militar Bélico, no grau superior e na modalidade de

      graduação;

      [...]
      IX - proporcione a titulação Superior de Tecnologia em Gestão e Logística;

      Já em março deste ano, a coisa mudou ...

      PORTARIA Nº 26-DECEx, DE 21 DE MARÇO DE 2013 (BE 15/13)

      [...]
      Art. 8º O Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) iniciado após a publicação da Port nº 104-EME, de 29 AGO 2011, não possui equivalência de estudos.
      Parágrafo único. Para fim de concessão de certificação será elaborada a seguinte documentação:
      I - certificado do curso, sem a equivalência de estudos acadêmica, conforme modelo singular referente tão somente à aprovação no curso regular, conforme modelo do Anexo E, constando, no verso, os seguintes apostilamentos, seguidos das chancelas e registro:
      a) Ensino Militar e Autonomia;
      b) Modalidade de Educação - educação profissional sem equivalência de estudos;
      c) Competência e Delegação;
      II - Ficha de Identificação do Concludente - conforme modelo do Anexo A;
      III - Histórico Escolar - conforme modelo do Anexo B.

      Planejamento é tudo. Só que não.

      Excluir
  5. Eu acho que o CHQAO não é de todo ruim, a forma com que foi feito sim. Eu não concordo o seguinte. Como o 1 Sgt e ST ao terminar o curso não é promovido, ao fim do curso não recebe nada uma gratificação se quer. No meu caso sou de 91 tenho tempo em outra forma falta 5 anos para ir para reserva qual motivação eu tenho, tenho nivel superior e pos-graduação em analise de sistema em tão o meu curso não vale nada só o CHQAO dois anos que nivel superior e esse fiquei 4 na graduação e um ano e meio de pos não veleu nada eu sou um .... É muito descaso com os praças. Eu vejo o seguinte porque o EB não chega logo é fala "praças vocês agora so vão até ST e acabou o guadro de QAO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como me encontro na mesma situação do companheiro que comentou acima, penso que foi minha OPÇÃO permanecer na situação de praça, pois ao se concluir Curso de Nível Superior, as opções eram apenas o QCO para as áreas necessárias ao EB. Eu tive oportunidade de trabalhar (ainda tenho...) nas funções a que me habilitei. Os formandos em Direito, por exemplo, já não são aproveitados. Mas aí é opção de cada um. Façam a prova da OAB e sejam felizes, pois no momento nossa força não conta com nenhuma política de valorização de conhecimentos adquiridos por PRAÇA....

      Excluir
  6. Realmente mais uma das palhaçadas do Exército! Tudo subestimando os praças. (Tecnólogo?) já tenho duas pós graduações! ah vá....

    ResponderExcluir
  7. nOSSA, QUANTA MEDIOCRIDADE. nÃO TEM NADA HAVER COM TURMA. COMPANHEIROS, MUDAR A REGRA DO JOGO AOS 45 DO SEGUNDO TEMPO, COM UMA PORRADA DE VOZINHO, ISSO MESMO, JA TEMOS UMA GRANDE MAIORIA DE MILITARES QUE JA TEM NETOS E AI SACRIFICAR O SEU LASER E SEU TEMPO PRA FAZER UMA PROVA QUE SO INTERESSA AOS OFICIAS DE CARREIRAS E NÃO AOS PRAÇAS, NÃO TO INTERESSADO EM SER OFICAL E ESTOU INTERESSADO NA REMUNERAÇÃO NO FINAL DA RESERVA, A SACANAGEM É GRANDE, NO CIRCULO DE CORENEIS REDUZEM O INTERTCIOS NOS DAS PRAÇAS EM FINAL DE CARREIRA OBRIGAM A FAZER CONCURSO. NÃO TEM COMO EXPLICAR CARAS DE TURAMS DIFERENTES SENDO PROMOVIDOS DIFERENCIADAMENTE. O PIOR E QUE NEM ACREDITO NO MEIOS JUDICIAIS.

    ResponderExcluir
  8. SENHORES, VAMOS ANALISAR O SEGUINTE:

    1. O CHQAO NÃO GARANTE A PROMOÇÃO! QUEM DERÁ FOSSE SÓ ESTUDAR, PASSAR NO CONCURSO, FAZER O CURSO E "SER PROMOVIDO!". ESTAREMOS DEPENDENDO DE VÁRIOS FATORES:
    a. SER APROVADO;
    b. CONCLUIR COM APROVEITAMENTO;
    c. O PIOR DE TODOS: TER CONCEITO FAVORÁVEL DE ALGUM CMT;
    d. "AGUARDAR DENTRO DAS VAGAS A SEREM ESTABELECIDAS".

    2. QUANDO FIZEMOS O CONCURSO, "GARANTIRAM QUE SAIRÍAMOS CAP NA ATIVA", O QUE NECESSITARIA SOMENTE TER O 2º GRAU. PARA SE TER UMA IDÉIA DA SERIEDADE DE UM CONCURSO, MUITAS PRAÇAS QUE NÃO ALCANÇARAM O OFICIALATO E FORAM PARA A RESERVA GANHARAM NA JUSTIÇA O DIREITO " A ÚLTIMA PROMOÇÃO DA CARREIRA", VISTO A SEGURANÇA E O DIREITO GARANTIDO PELO EDITAL E PELA CONCLUSÃO DO CAS". AS REGRAS NÃO PODEM SER MUDADAS AOS 45 MIN DO SEGUNDO TEMPO. DESSA FORMA, VISLUMBRO DOIS FATOS:
    a. ENXURRADAS NO JUDICIÁRIO SOBRE O FATO ACIMA;
    b. EXCESSO EXARCEBADO DE ST NO EB.

    3. OUTRO FATO IMPORTANTÍSSIMO PARA UMA AÇÃO NO JUDICIÁRIO:
    - COMO UM OFICIAL TEMPORÁRIO É CONVOCADO, BASTANDO, SOMENTE, ESTAR "CURSANDO" UMA FACULDADE E PARA SER OFICIAL QAO UM DOS REQUISITOS E "TER NÍVEL SUPERIOR"? UM PESO, DUAS MEDIDAS!!!!

    4. EXISTIRÁ SIM A VELHA PUXAÇÃO DE SACO; A BABADA DE OVO, JÁ CONHECIDA, VISTO QUE "SEM O AVAL DO CMT/CH/ETC", PODE O SGT/S TEN TER SIDO O PRIMEIRO DA TURMA, MAS NÃO SERÁ PROMOVIDO. ESTAREMOS NAS MÃOS DOS CARAS.

    5. POR FIM, ACHO QUE ISTO É UMA FORMA DE PUNIR, MANIPULAR E AMORDAÇAR AS PRAÇAS, PRINCIPALMENTE OS CARREIRISTAS, JÁ QUE SE QUISSESEM VALORIZAR-NOS "SERIA A PROMOÇÃO MEDIANTE APROVAÇÃO EM CONCURSO", SEM DEPENDER DE OUTRO MÉRITO QUE O INTELECTUAL. ADEMAIS, "NOS DARIA UMA GRATIFICAÇÃO", A EXEMPLO DA ECEME DA ESG.
    SOU DE 91 E FAÇO 1 ANO E MEIO EM JUNHO DE PROMOVIDO À S TEN E NÃO TENHO NENHUMA PRETENÇÃO DE INSCREVER-ME NESSE FAMIGERADO CONCURSO.
    ABRAÇOS A TODOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em nr, gênero e grau com o acima descrito (em caixa alta podemos considerar um alerta máximo a todos...). Só tenho uma resalva: o CHQAO não garante promoção, más passa a ser pré-requisito...ou seja, nossos generosos chefes não estudaram à toa, são mestres em nos enganar...(mas não a todos...). Estão criando mais esta barreira, anulando direitos (ou como falam perspectivas de direito), dando tiros no próprio pé. Termino dizendo que vou prestar este concurso, vou passar e se não for promovido, azar o meu, que sempre acreditou nesta nobre Instituição, mas não posso dizer o mesmo daqueles que a comandam. Acredito que nosso Exército resurgirá, quando formos chamados a defender a Pátria e aí veremos os civis-fardados mijarem pra trás e aí veremos surgir os militares de verdade... Um grande abraço a todos e fé em Deus, esse sim , digno de eterna confiança.

      Excluir
  9. Amigo, valente como vc o nosso Exército tá cheio, vc é mais um covarde da força que não luta por nossos direitos e que na hora do pau é um frouxo vc parece mais um puxa saco escondido na força, pois apartir do momento que ganhamos na justiça vc vai ser mais um a se beneficiar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como gostam de falar em Justiça !!! Você certamente é um daqueles militares que só pensam nos seus direitos, desconhecendo os seus deveres!

      Excluir
  10. Prazados Amigos praças, Sigam meus Passos, Saião Da Força!
    Dediquei quase 20 anos da minha vida, ao EB, Recebia diversas Medalhas, Entre élas Pascificador, Por um ato de Bravura, na Angola, e Haiti. Dediquei com muito amor, minha Tragetoria na Caserna, Mais vi que não Estava Sendo Recompeençado por isso, Só mente Para os praças, isso acontece. e Reflete bem pouco no Meio dos Of. Valorisação de Meritos, é uma Ova. querem é limitar os praças de Chegarem ao Oficialato! com o longo do Tempo Perdemos Tudo o que tinhamos, LE, Adicional tempo de Sv, Um Posto a cima, quando chegacemos à aposentadoria, sinto Saudades Da Caserna, Pois Em Meu Coração Sempre Serei Infante.
    Mais Deichei minha vida pra Traz, Hoje Sou Delegado, E ja foi Aprovado no Comcurso de Juiz Federal, só Espéro a Publicação no Diario Oficial para tomar posse do Cargo!
    Sigame e abanonem éssa instituição. Que ao me Ver,
    Hoje é uma instituição "FALIDA", Qua só Serve Para Os Of Roubarem! E os Generais só não Se preucupam com Suas Tropas, Só com Sigo mesmo! Eles tem aumento e ganha inumeras Representações, por visitas. Em quanto a tropa Nada Ganha. Hoje Fico Feliz em Ver de onde eu vinho, apara aonde Estou, èra um Praça, E agora ocupo um dos Cargos de Maios posição no nosso Pais. em Breve Ocuparei co Cardo de Desembargador, o apse nos Cargos Publicos, Espéro com muita Ancidade, um Dia Poder Julgar um Oficial General, Agirei com Muito Rigor, e Insvestigação. Pois Sempre Serei a Quele Vélho Sargento Infante! Abraços amigos que sirva de Inspiração Para os outros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLA VERDADEIRO MILITAR O SR FALOU A VERDADE ESTOU VIBRANDO PARA QUE VOCÊ CHEGUE LA E NOS SIRVA DE MODELO E DE UM VERDADEIRO MEMBRO DA JUSTIÇA ,

      EU FICO MUITO TRISTE POIS EU CONFIEI NAS PALAVRAS DOS MEUS COMANDANTES QUANDO DIZIAM PARA OS PRAÇAS QUE DEVERÍAMOS SOMENTE NOS PREOCUPAR EM BEM ENSINAR OS SOLDADOS ,TIRAR UM BOM SERVIÇO ,SER 10 NO TFM SABER OS REGULAMENTOS .MONTAR E DESMONTAR OS ARMAMENTOS ,FAZER AS MARCHAS ETC ETC ,POIS VOCÊS TEM OS SEUS SUPERIORES E SEUS COMANDANTES SE PREOCUPANDO COM VOCÊS ,

      HOJE JÁ TARDE DEMAIS VEJO QUE FOI TUDO MENTIRA ,TIRAM O POSTO ACIMA , TIRARAM A LICENÇA ESPECIAL AUMENTARAM O PERCURSO DO TAF ETC ETC , E AGORA PARA NOS MATAR NOS OBRIGAM A FAZER TAL CHQAO DE UMA FORMA A NOS MANDAR PARA CASA SEM CHEGAR A SER OFICIAL ,

      CERTO DE QUE VOCÊ TERÁ EM SUAS MÃOS O PODER DE UM DIA JULGAR COM SEUS COLEGAS ESTES MAUS GENERAIS .COMANDANTES QUE NADA FIZERAM PARA DEFENDER O SEU SARGENTO ,CABO ,SOLDADO .

      DESCULPEM OS COLEGAS DESTE PARLAMENTO QUE DISCORDAREM DAS MINHAS PALAVRAS MAS EU NAO SEI O QUE SERA DO MEU EXERCITO EM 30 ANOS SE CONTINUARMOS A TER ESTES COMANDANTES .GENERAIS QUE SÓ QUEREM VER OS SEUS LADOS BENEFICIADOS E OS PRAÇAS JOGADOS NA POCILGA ,

      Excluir
    2. Cara como vc passou nesses concursos todos escrevendo tão mal hein?

      Excluir
    3. Só precisa melhorar seu português meu amigo.

      Excluir
    4. Não creio, sinceramente, que passastes em concurso algum escrevendo dessa forma. Não denigra a imagem dos militares redigindo assim.

      Excluir
    5. Tenho certeza que o autor desse texto não foi aprovado para delegado, quanto mais juiz. Além disso não pode ser praça. Para mim o autor é um oficial se passando por praça e escrevendo um portugues tão errado com o escopo de desqualificar os St e Sgt fa força;

      Excluir
  11. Grupamento, Descançar!!!! Sentedado 1,2 . de pá 1,2.

    ResponderExcluir
  12. Para o Meritíssimo Dr. Juiz Federal, recém aprovado no concurso !!!! V. Exª deve ter chutado toda a parte de Língua Portuguesa... pelas aberrações escritas... faço uma ideia como serão as sentenças que o Dr. irá prolatar:
    "Condenú u réu Jusé da Cove... à treis ano di recrusão em regimi quasi fechadu !
    Pubrique-se,
    Rejistre-se
    Intimi-se.

    assinadu: Dotô Juis Federau"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SANTO FAVOR SR Anônimo27 de maio de 2012 11:25 , O SEU COMENTÁRIO FOI MUITO INFELIZ CASO TENHA SE SENTIDO OFENDIDO PELAS PALAVRAS DO COLEGA SARGENTO E FUTURO JUIZ É SEM DUVIDA QUE VOCÊ CONTINUA OBEDECENDO OS SEUS INCOMPETENTES CHEFES IGUAL A UM GUAIPECA, CACHORRO QUE SENTA E LEVANTA POR UM POUCO DE POLENTA FRIA .

      POR VOCÊ SER UM PRAÇA ACOMODADO NA SOMBRA DE SEUS COMANDANTES SEM DUVIDA ESTA MAGOADO COM AS VITORIAS DO SEU COLEGA SARGENTO E AGORA COLEGA JUIZ ,

      VOCÊ DEVE MANIPULAR MUITO BEM A SUA LINGUAGEM ESCRITA PARA SUFOCAR OS SEUS COLEGAS PRAÇAS DIANTE DE TEUS SUPERIORES ,
      TODA A CRITICA É VALIDA MAS RESPEITAR O OUTRO É SEM DUVIDA A MELHOR FORMA DE MOSTRAR QUEM VOCÊ É ,

      INFELIZMENTE AQUI O SR NÃO É BEM VINDO VÁ FAZER AS JUSTIFICATIVAS DE DEFESA DOS SEUS SUPERIORES

      Excluir
  13. Com o domínio da língua pátria demonstrado pelo Dr. Juiz Federal, com certeza ele não passa nem em concurso para coveiro ! ahhh me poupe Excelentíssimo magistrado !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me poupe Anônimo27 de maio de 2012 19:10 DE SEUS COMENTÁRIOS IDIOTAS EM MOMENTO ALGUM O SR SE PRESTOU A LOUVAR O SEU COLEGA A NÃO SER METRALHAR A VITORIA DO SEU COLEGA SARGENTO ISSO MOSTRA O QUANTOS NÓS PRAÇAS SOMOS COVARDES AO PONTA DE BOMBARDEAR OS COLEGAS AO INVÉS DE CRITICAR OS NOSSOS COMANDANTES QUE NOS FAZEM INGERIR O CHQAO A FORÇA ,

      PARA NÃO PERDER TEMPO ENCAMINHO A MINHA MANIFESTAÇÃO FEITA A UM COLEGA A POUCO,

      Excluir
    2. para voce Anônimo27 de maio de 2012 19:10 .

      O SEU COMENTÁRIO FOI MUITO INFELIZ CASO TENHA SE SENTIDO OFENDIDO PELAS PALAVRAS DO COLEGA SARGENTO E FUTURO JUIZ É SEM DUVIDA QUE VOCÊ CONTINUA OBEDECENDO OS SEUS INCOMPETENTES CHEFES IGUAL A UM GUAIPECA, CACHORRO QUE SENTA E LEVANTA POR UM POUCO DE POLENTA FRIA .

      POR VOCÊ SER UM PRAÇA ACOMODADO NA SOMBRA DE SEUS COMANDANTES SEM DUVIDA ESTA MAGOADO COM AS VITORIAS DO SEU COLEGA SARGENTO E AGORA COLEGA JUIZ ,

      VOCÊ DEVE MANIPULAR MUITO BEM A SUA LINGUAGEM ESCRITA PARA SUFOCAR OS SEUS COLEGAS PRAÇAS DIANTE DE TEUS SUPERIORES ,
      TODA A CRITICA É VALIDA MAS RESPEITAR O OUTRO É SEM DUVIDA A MELHOR FORMA DE MOSTRAR QUEM VOCÊ É ,

      INFELIZMENTE AQUI O SR NÃO É BEM VINDO VÁ FAZER AS JUSTIFICATIVAS DE DEFESA DOS SEUS SUPERIORES

      Excluir
  14. Tudo bem, o cara pode ter escorregado nas regras gramaticais e grafia das palavras, mas observemos:

    ELE ESTÁ EXTREMAMENTE CERTO EM AFIRMAR QUE O EXÉRCITO É UMA INSTITUIÇÃO FALIDA E "DEVEMOS CAIR FORA". Infelizmente, já estou na contagem regressiva o que não é vantagem arrumar minhas malas e cair fora com 25 anos de sv e MENOS UMA LE VIOLENTAMENTE USURPADA. Agora, os lobinhos que façam suas faculdades e metam a cara no papiro; deixem a farra de lado por um tempo, porque depois, com dinheiro no bolso, vai ter muito o que curtir, coisa que eu deveria ter feito e não fiz, JÁ QUE CAÍ NO CONTO DO SACI PERERÊ E DO PAPAI NOEL QUE UM DIA FARÍAMOS UMA PROVA E CHEGARIA ATÉ TC E OUTRAS MENTIRAS MAIS.

    Quanto às medalhas, CACHORRO, GATO, PAPAGAIO, GALINHA ETC ETC já ganharam, nós, que damos o sangue e ganhamos estupidamente mal, temos que puxar muito saco dos nossos chefinhos; manter-se monje budista o tempo todo etc etc; ENQUANTO ISTO, O JOSÉ GENOÍNO, O SERRA, O DIRCEU E TODA UMA QUADRILHA QUE VEM AFUNDANDO A NAÇÃO JÁ GANHARAM DIVERSAS MEDALHAS, COM HONRA, E JOGARAM NO LIXO. LEMBRAM-SE DO SERRA?

    Para finalizar, ao invés de entrarmos em brigas e discussões, falemos da conjutura atual, quem rege a instituição FFAA e o que anda fazendo.
    Eis uma NOTA DO CELSO "SABE NADA DE MILICO" AMORIM (EXECRÁVEL NOTA!!) QUE ANDA CIRCULANDO NOS BLOG, EMAILS E NAS REDES SOCIAIS:

    "MINISTÉRIO DA DEFESA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - ASCOM NOTA À IMPRENSA"

    Em razão de recentes matérias divulgadas por órgãos de imprensa e de mensagens veiculadas em redes sociais na internet a respeito da situação salarial dos militares das Forças Armadas, este Ministério informa que:
    a. Conforme a legislação vigente, a questão salarial das Forças Armadas deve ser tratada por membros do Poder Executivo ligados ao Ministério do Planejamento e Gestão, ao Ministério da Economia e à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República;
    b. Cabe aos Comandantes das respectivas Forças o assessoramento das instâncias superiores sobre as demandas salariais, por intermédio estudos realizados por comissões e grupos de trabalho (GT) formados no Ministério da Defesa, instituídos para esse fim, com objetivos a serem alcançados e prazos a serem cumpridos;
    c. Terminados os trabalhos nas comissões e nos GT, os resultados apurados são discutidos entre o Ministro da Defesa e os Comandantes das Forças e, em seguida, remetidos aos demais ministérios envolvidos, onde são analisados por técnicos, que emitem pareceres sobre a viabilidade de atendimento das demandas apontadas;
    d. Todo esse trabalho é feito com extrema cautela e rigor técnico no intuito de apontar as reais necessidades de reposição salarial, visto que os reajustes ocorridos nos últimos anos já dissolveram grande parte da defasagem existente; e
    e. Por fim, é importante ressaltar que a profissão militar exige disciplina não só nos afazeres profissionais diários, mas também na condução da vida privada, o que remete a uma conduta de parcimônia e desprendimento no uso da pecúnia percebida como remuneração, sendo a vida simples e o desapego a bens materiais uma virtude esperada do soldado.
    CELSO LUIZ NUNES AMORIM MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA"
    Eu enviei tal nota ao Dep Jair Bolsonaro e estou esperando a resposta dele.

    Abraços e vamos à luta!!!!

    ResponderExcluir
  15. CADA DIA QUE PASSA ESSE EB VIROU UMA PIADA! JÁ ERA DE SE ESPERAR, VEJO ISSO A 20 ANOS E TANTOS DE CASERNA NOSSOS CHEFES INTERNOS FRACOS E SE ACHANDO COMO FOSSEM OS DONOS DA VERDADE E VIVEM NO MUNDO DA FABRICA DO CHOCOLATE, APESAR DE ESTAREM ERRADOS NAS MAIORIAS DAS VEZES POR NÃO QUEREM ADMITIREM QUE O PRAÇA VEIA ESTA CERTO, LEMBRA ELES QUE AQUELES MAJORES E CAPITÃES QUE CONHEÇAM NA AMAN UM DIA TAMBÉM PEDIRAM AJUDA PARA OS MESMOS PRAÇA DE HOJE, E EM FALA NESSA BOSTA CHQAO QUE CRIARAM, OLHE PRA MIM NEM PRECISARIA, PORQUE NÃO CRIARAM 30 SOLDOS QUANDO S TEN VAI PARA RESERVA, SABEMOS NÓS TANTO UM OFICIAL TEMPORÁRIO COMO UM SGT TEMPORÁRIO GANHA MAIS QUE NÓS QUANDO VAMOS PRA RESERVA, PERGUNTO CRIARAM NO EB DOIS ESTABELECIMENTO DE ENSINO AMAN E EsSA, PERGUNTO ATÉ HOJE O FILHO E A ESPOSA TEM QUE SOFRER COM DIFERENÇAS EM RELAÇÃO AO DINHEIRO PAGO NAS TRANSFERÊNCIAS, PORQUE A TABELA DE TRANSFERÊNCIA NÃO É SÓ NA BASE DE KM, EX 2000 KM, PAGA 30.000 INDEPENDENTE DO POSTO OU GRADUAÇÃO, PERGUNTO POR QUE TANTA FALTA DE PROFISSIONALISMO NO EB, PORQUE ROLA SÓ VAIDADE......PESSOAL INFELIZMENTE CONHEÇO RARAMENTE MILITARES REALIZADOS E SIM CONFORMADOS (PRAÇAS), MAIS INFELIZMENTE O EB NÃO É PRA TODOS SE DAR BEM, DEPENDE MUITO DE QUEM TU CONHECEU DESDE NO INICIO DA CARREIRA, SE ESTEVE COM PESSOAS POSITIVAS E PROFISSIONAIS SE DARÁ BEM NO RESTO DA VIDA MILITAR, MAIS ISSO É PRA POUCOS, MAIS DIGO A INSTITUIÇÃO É EXCELENTE, MAIS O SER HUMANO NO CARGO DE CHEFIA EM CERTAS DIRETORIAS, E DE COMANDO DE OMS DETONAM O SISTEMA.

    ResponderExcluir
  16. MAIS UM TIRO NO PÉ, POIS JÁ ESTOU PREPARANDO PARA IR PARA A RESERVA E MOVER AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA ESSA INSTITUIÇÃO COVARDE.

    A JUSTIÇA SERÁ FEITA, POIS DEUS JAMAIS DESAMPARA OS SEUS FILHOS

    DEUS SEJA LOUVADO.

    ResponderExcluir
  17. O texto abaixo está sendo bastante comentado e partiu de quem tem acompanhado a evolução do famigerado CHQAO:

    "ocorre que, o menino Chqao está respirando com a ajuda de aparelhos, seu caso é muito grave, está previsto para hoje uma junta médica para avaliar se desliga os aparelhos ou prossegue na tentativa de ressucitá-lo (reunião p/ falar do assunto na DECEX - 1ª RM- RJ) o caso de saúde do menino Chaqao é serio (precisa de tutores com nível superior e a EsIE não tem) os remédios não tem reagido ( o MEC não aceitou o curso como nível superior tecnólogo) a enfermidade é desconhecida ( ninguém sabe dar informações corretas sobre o curso inclusive o Cmt da EsIE que tá 'mais perdido que cusco em procissão') alguns médicos mais experientes discutem o caso em consultório ( Ex- Cmt da EsIE, Cel ....., diz que dificilmente o curso vai a frente, segundo ele precisaria de muito mais tempo p/ arrumar casa) toda a equipe médica não tem muito a comentar sobre o caso , o menino Chqao está no CTI ( ou seja todos Instrutores do Chaqao não sabem nada! tudo está muito confuso) e muitos já se matricularam! E, por último, incluíram parte da turma de 89 (a "rabeira" da turma) sendo que a prova já é em novembro enfim...

    Tudo indica que este tal de Chqao vai por água a abaixo (pelos menos p/ as turmas de 90 e 91), mas, até o presente momento ainda respira com a juda de aparelhos, tudo isso porque vários coronéis (vampiros sedentos)que hoje estão na Fundação Trompowsky (numa verdadeira tetinha)querem abocanhar uma fatia gorda com o curso, pois a Fundação vai lucrar 4.000.000,00 (quatro milhoes) de reais por turma, ou seja, são dezesseis milhões das turmas 90, 91, 92 e 93. Isso é uma covardia das grandes, espero que tudo isso não passe de um pesadelo, enfim.... "

    ResponderExcluir
  18. Depois de 20 anos no Exército, estou com nojo dessa instituição.
    Oficiais covardes e filhos da puta que não fazem nada. A melhor palavra que os definem é chamá-los de parasitas !!!! Não fazem porra nenhuma, só falta pedirem prum sargento limpar o cú deles.
    Se no Exército tivesse homem de verdade, já tinha aparecido uns loucos fuzilando uma meia dúzia desses oficiais de merda !!! Mas sargento é tudo babão, um bando que fica puxando o saco e entregando os companheiros para os oficiais mandarem ganhar uma merreca com cursos e promoção que demora uma eternidade !!!! Sargento é um bando de endividados que riem da própria desgraça !!!!

    ResponderExcluir
  19. Sou S Ten da turma de e 90, sou formado em letras, e recentemente passei em primeiro lugar para Farmácia; Muitas palvras dos companheiros estão corretíssimas, porém eu sei aonde estou pisando. Não tenho e nunca terei pendor para bajular, pois passei em um concurso público e acho que nós não precisamos bajular ninguém para alcançarmos algo na vida. Só que na minha experiência de vida militar, sei que perdi muita coisa por essa minha escolha. Meu tempo de serviço vai findar em abril de 2015 e já estou me preparando para ir para a reserva como S Ten, mas com a cabeça erguida. Se Deus quiser meu novo curso me dará o retorno que esta minha profissão nunca me deu, pois vou lutar com todas as minhas forças para me formar novamente e montar minha farmácia, e ser meu próprio patrão. Espero que vocês corram atrás do prejuízo pois eu não espero mais nada de bom no Futuro. Não esqueçam, não estou falando com rancor mas com uma certeza que o Exército desde os tempos da Proclamação da república até os dias de hoje é feito para os Oficiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo boa sorte ao companheiro e tenho certeza que a terá. Discordo somente do ponto em que cita que o Exército foi feito para os Oficiais. Creio que foi feito para alguns Oficiais, pois a maioria está como as praças. Sem perspectivas alguma e também pensando na reserva.

      Excluir
  20. CHQAO: cadê o curso superior que estava aqui?
    Nunca na história do EB um curso que ainda nem começou gerou tanta desinformação, dúvida e polêmica. A última: na surdina, o CHQAO virou só mais um curso de especialização. Primeiro, recordemos o que o Estado Maior do Exército determinou em 2011:

    PORTARIA Nº 104-EME, DE 29 DE AGOSTO DE 2011 (BE 36/11)
    Normatiza o Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais.
    [...]
    Art. 2º Estabelecer que o referido curso:
    I - integre a Linha de Ensino Militar Bélico, no grau superior e na modalidade de

    graduação;

    [...]
    IX - proporcione a titulação Superior de Tecnologia em Gestão e Logística;

    Já em março deste ano, a coisa mudou ...

    PORTARIA Nº 26-DECEx, DE 21 DE MARÇO DE 2013 (BE 15/13)

    [...]
    Art. 8º O Curso de Habilitação ao Quadro Auxiliar de Oficiais (CHQAO) iniciado após a publicação da Port nº 104-EME, de 29 AGO 2011, não possui equivalência de estudos.
    Parágrafo único. Para fim de concessão de certificação será elaborada a seguinte documentação:
    I - certificado do curso, sem a equivalência de estudos acadêmica, conforme modelo singular referente tão somente à aprovação no curso regular, conforme modelo do Anexo E, constando, no verso, os seguintes apostilamentos, seguidos das chancelas e registro:
    a) Ensino Militar e Autonomia;
    b) Modalidade de Educação - educação profissional sem equivalência de estudos;
    c) Competência e Delegação;
    II - Ficha de Identificação do Concludente - conforme modelo do Anexo A;
    III - Histórico Escolar - conforme modelo do Anexo B.

    Planejamento é tudo. Só que não.

    ResponderExcluir