quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O que João viu na Ilha de Patmos

Ilustração: Apóstolo João
O Apocalipse, de São João, é o último livro da seleção do Cânon bíblico. A palavra Apocalipse significa, tanto no judaísmo como no cristianismo, a revelação divina de coisas que até então permaneciam secretas. Desde então, passou-se a designar a palavra "Apocalipse" aos relatos escritos com base nessas revelações [Fonte: Wikipedia].

Quando já era velho, João, o último dos apóstolos a permanecer vivo, foi levado à Ilha de Patmos, um lugar de castigo e trabalho forçado para presos do Império Romano. A causa deste apóstolo ter sido levado à ilha não foi outra senão a sua fé declarada em Cristo. Mas, o local que era para ser um castigo, foi, na verdade, o palco das revelações divinas acerca das últimas coisas. Os escritos deste livro servem até hoje para exortar e, principalmente, consolar os cristãos de todos os tempos acerca de um reino celestial vindouro e jamais visto antes.

João declarou: "Eu, João, irmão vosso e companheiro convosco na aflição, no reino, e na perseverança em Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodiceia".

Há uma linha de estudiosos que acredita que as cartas dirigidas às sete igrejas da Ásia referem-se também às fases diferentes pelas quais o cristianismo passaria, como se fossem representações temporais vividas pela igreja ao longo de sua história.

Compartilho com você o vídeo abaixo:

Complemente sua leitura, clique aqui.
Poderá também gostar de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário