sábado, 29 de dezembro de 2012

Pesquisa mostra o que o brasileiro pensa sobre temas polêmicos

O Datafolha divulgou resultados de uma pesquisa com 2.588 pessoas de 160 municípios brasileiros sobre temas polêmicos, como homossexualidade, violência, Deus e religião.

O jornal Folha de São Paulo publicou um resumo das opiniões e interpretou os resultados como uma “tendência conversadora forte”, mas o “contraste entre posições liberais e conversadoras é uma marca da sociedade brasileira”.

Segundo o jornal, a maioria dos brasileiros é tolerante com a homossexualidade, mas é contra a liberação do uso de drogas. A maioria acha que a desigualdade social alimenta a pobreza, mas acredita que a maldade das pessoas é a principal causa da criminalidade. O jornal ressaltou que a influência da religião na vida das pessoas é a questão que menos divide os brasileiros. “Para 86%, crer em Deus torna as pessoas melhores. Só 13% acham que isso não é necessariamente verdadeiro”, diz o jornal.

Por outro lado, o papel dos sindicatos é a questão que mais divide as pessoas. Para 49%, eles são importantes para defender os interesses dos trabalhadores.
Mas 46% acham que eles servem mais para fazer política do que para representar seus filiados.

Para 61% dos entrevistados, parte da pobreza brasileira pode ser explicada pela falta de oportunidades iguais para que todos possam subir na vida. Para 37% o problema é a preguiça de pessoas que não querem trabalhar.

A desigualdade é o fator principal na opinião dos mais jovens, e uma explicação menos convincente para os mais velhos. Na região Sul do país, 50% acham que a falta de oportunidades é o problema, e 48% culpam a preguiça.
 
fonte: http://www.ultimato.com.br/conteudo/pesquisa-mostra-o-que-o-brasileiro-pensa-sobre-temas-polemicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário