sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Batistas investem na transformação social da "cracolândia" em Salvador


Transformar a vida de viciados em crack em uma das áreas mais belas, todavia abandonada, de Salvador - o Centro Histórico. Este é o alvo da Cristolândia, projeto permanente de prevenção, recuperação e assistência a dependentes químicos e codependentes desenvolvido numa parceria entre as Igrejas Batistas da Bahia e a Junta de Missões Nacionais (JMN).  A Cristolândia Salvador será inaugurada no sábado, 12, às 16 horas, na IBDJ, situada à rua Carlos Gomes, 120, no centro de Salvador.
Inserida no maior centro consumidor e de tráfico de crack em Salvador, a Igreja Batista Dois de Julho, se deparou com uma realidade da qual não pôde fugir. "Decidimos não mais continuar falando de amor, mas a praticar o amor verdadeiro, acreditando na recuperação de pessoas e influenciá-las a viver um novo estilo de vida", enfatiza Marcos Panisset, pastor da igreja.
A partir desta sexta-feira, 4, voluntários de diversos cantos do Brasil atuarão por uma semana no Centro Histórico. Estes dias de ação intensiva são chamados de TransCracolândia, que acontecerá na capital baiana até dia 11, culminando com a cerimônia de inaugração da Cristolândia do dia 12.  Os voluntários da TransCracolândia irão ao encontro dos dependentes químicos, seus familiares, além de ter contato com moradores, comerciantes e a comunidade da região do Centro Antigo. Eles informarão e farão triagem, explica Décio Pimentel, que coordena a Cristolândia Salvador ao lado de sua esposa, Janeide Pimentel.
"Nossa estratégia é internamos no mínimo 50 pessoas que integrarão a Cristolândia como alunos. Eles perderão o estigma de 'sacizeiros, nóias e craqueiros'. Aqui, eles serão chamados pelo nome e terão dignidade; terão dupla cidadania, dos céus e da terra", acrescenta Pimentel.
"É a volta dessas pessoas para casa com a vida restaurada, retomando seus sonhos, sua vida e sua família", complementa Éber Mesquita, coordenador regional Nordeste da JMN. A JMN é a agência missionária da Convenção Batista Brasileira, atuante em projetos sociais em todo o Brasil há mais de 130 anos.
ENTENDA O PROJETO - A Cristolândia Salvador tem três fases. A primeira é a Missão Batista Cristolândia, uma base que permite internar em até 60 dias cerca de 90 dependentes químicos. O local fica estrategicamente próximo à "cracolândia" do Centro Histórico, estará aberta 24 horas e oferecerá alimentação, higiene pessoal, assistência espiritual, entre outros serviços.
A segunda fase é o Centro de Formação Cristã 1, que deve funcionar afastado da "cracolândia". É um local de terapia e recuperação, no qual o interno pode retomar os estudos e receber visitas da família. A terceira fase é o Centro de Formação Cristã 2, cujo foco é a profissionalização. O grau de recuperação já está mais avançado e o interno é liberado para visitar sua família. A intenção é de que ele recupere sua profissão ou aprenda uma nova.
DE TRAFICANTE A MISSIONÁRIO - O propósito da Cristolândia é ajudar gente. Gente como o piauense Francisco Alencar, que é missionário do projeto em Salvador. Francisco foi viciado em cocaína por seis anos e, na sequência, fumou crack por mais quatro anos. Não era somente usuário, mas também traficante, atuando na região de Juazeiro, Petrolina, Remanso, e nos estados de Pernambuco e Piauí.
Tudo começou aos oito anos. Francisco começou a usar drogas pelo álcool, passando pelo cigarro, maconha, e chegando à cocaína e ao crack. "Diz-se que quando se chega ao crack é o fim, se escorrega e é o fundo do poço", diz Francisco. Mas este não foi o caso dele.
Há 10 anos, Francisco está livre do vício. Ele se recuperou no Centro de Recuperação Jovens Livres, que funciona há mais de 50 anos em Goiânia. Recuperado, Francisco passou a trabalhar como gerente de tecnologia na Brasil Telecom (hoje Oi), em Goiânia, onde chegou a ter um salário de R$ 6 mil. Mesmo com esse salário, após 8 horas de trabalho diário, Francisco dedicava suas noites noites para atuar voluntariamente no Jovens Livres. Trabalhou em outros três centros, e fundou mais três, que ele coordena até hoje. Já passou por 19 Cracolândias no Brasil e por lugares onde nunca sonhou. Atualmente, vive de ofertas de mantenedores, que sustentam.
HISTÓRIA - A primeira Cristolândia foi aberta em São Paulo, em 2010, na famosa região da Cracolândia, e hoje já funciona também no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco. As Cristolândias existem para que, por meio do Evangelho de Jesus Cristo, pessoas sejam libertas do vício e aptas à reinserção social e familiar.
Em 2008, o diretor da Junta de Missões Nacionais, Pr. Fernando Brandão, perdeu-se no centro de São Paulo e acabou conhecendo a realidade da Cracolândia. Deus o incomodou para que mobilizasse a Igreja para agir e transformar as Cracolândias em Cristolândias.
Em julho de 2009, o Ministério Cristolândia iniciou suas atividades, com abordagem pessoal, oferta de alimentação e corte de cabelo aos que estavam nas ruas, juntamente com uma palavra de esperança e fé, oferecendo encaminhamento para comunidade terapêuticas.
Em março de 2010, foi inaugurada a primeira unidade da Missão Batista Cristolândia. Os serviços prestados expandiram-se, atendendo os usuátios com café da manhã, banhos e reuniões cristãs 
Texto: Jair Fernandes, jornalista, e Lidiane Ferreira, jornalista da Convenção Batista Baiana
Cristolândia Salvador
Décio Pimentel (coordenador): (71) 8849-3096 / 3415-4556 / 3415-4580
Francisco Alencar (missionário): (71) 8265-9069 / 3415-4556 / 3415-4580
Éber Mesquita (coordenador da JMN-Nordeste): (71) 9144-0722 eber.mesquita@missoesnacionais.org.br
Marcos Panisset (pastor da IBDJ): (71) 8802-0142 / 3415-4580 / 3011-3818
 
fonte: blog Demais

Nenhum comentário:

Postar um comentário