quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Tata Motors explora viabilidade de carro movido a ar comprimido



tata nano (Foto: Prakash Singh/AFP) 
(Foto: Prakash Singh/AFP)
Após tentar a sorte com 'o carro mais barato do mundo', a companhia indiana Tata Motors começou a desenvolver um protótipo de veículo alimentado por ar comprimido com a intenção de comercializá-lo na Índia.
"A tecnologia é muito nova e provavelmente levará alguns anos para termos um resultado. Mas, por enquanto, não temos nenhum plano oficial de lançamento", afirmou o porta-voz da empresa, Arthur Serrao.
Os testes atuais, segundo a própria Tata Motors, baseiam-se em "completar os processos técnicos necessários para industrializar um produto pronto para o mercado nos próximos anos", a partir de uma licença da companhia MDI de Luxemburgo.
A empresa indiana idealizou os testes no final de 2011 e deu a notícia da existência dos mesmos no último mês de maio, quando revelou que o motor tinha sido testado com sucesso em dois veículos e garantiu que o seu desenvolvimento entrava em uma nova fase com a MDI.
A companhia luxemburguesa ficou conhecida pelo desenvolvimento de motores de ar comprimido como o que alimenta o "AirPod", um pequeno veículo com chamativas janelas redondas que atinge velocidades de até 70 km/h e tem um custo de 50 centavos de euro (R$ 1,33) por cada 100 quilômetros rodados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário