sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VOCÊ É SAL?


     Veja que maravilha de ensinamento químico “celestial”, podemos ter a partir de um pequeno versículo de Jesus. Pequeno na quantidade de palavras, mas grande e profundo, ao tocar em nossa alma quando Jesus no sermão do Monte, cita em Mateus 5:13 que devemos ser sal.
“Vós sois o sal da Terra; ora se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”.
      Como símbolo, Deus nos mostra que devemos, entre outras coisas, dar gosto à vida das pessoas. Essa comparação em si, por tudo que representa, é maravilhosa, porém, como pesquisador tento alcançar cientificamente ilustrações que este texto evoca. Sem a pretensão de explicar  teologicamente, mas sim transmitir o que meu coração recebeu quando leu esse texto.
    Em primeiro lugar, seria importante ressaltarmos a fórmula química do sal de cozinha: NaCl (Cloreto de sódio). Uma união de dois átomos diferentes, o sódio (Na) e o Cloro (Cl). Estamos tão acostumados com esse granulado branco que faz parte do nosso dia a dia, na comida, nos medicamentos, que passamos por cima de tudo que essa passagem pode revelar. Porém verdades podem ser extraídas desta união química.  Vejamos algumas:

1-    O sal deve ser “puro”, como puro deve ser nosso coração. Paulo nos alerta em II Cor 7:1b;  “Purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito”.
Se usarmos sal impuro, este sal traz consigo um gosto diferente; o gosto da presença de outros átomos que o contaminam, trazendo ao alimento um gosto estranho. Se nós formos impuros, levaremos conosco o gosto amargo das contaminações deste mundo. Paul S. Rees disse:
“O problema de muitos cristãos é que eles estão mais preocupados com sua doutrina da santidade do que com o fato de serem revestidos da beleza da pureza de Cristo”.

2-    O sal tempera, dá gosto ao que era insosso.  E nós, temos temperado a vida dos outros? Temos ajudado com palavras e atos? Em Hebreus 13:16ª; recebemos a seguinte exortação:
    “Não negligencieis, igualmente a prática do bem e a mútua       cooperação”.
     Quantas pessoas ao teu redor podem estar precisando de uma palavra de consolo, um alento para o coração delas.
3-    O sal levanta os caídos.  Quando estamos desidratados, o médico pode receitar soro oral, ou soro fisiológico endovenoso. Em geral é o soro que vemos os pacientes tomando em hospitais, nada mais do que sal e água. Quantos caídos, prostrados por doenças, já não se levantaram com o uso desse soro? E você, como sal, quantas pessoas prostradas e caídas espiritualmente ajudou a levantar? Lembre-se da seguinte advertência de Paulo em I Cor 10:12.
    “Aquele pois, que pensa estar em pé veja que não caia”.
       E aqui vai uma exortação para a igreja de Cristo espalhada pela terra, é muito fácil nos afastarmos de um drogado ou de uma prostituta, mas com isso estaremos ajudando-os a cair, e mais, estaremos dispondo-nos a não levantá-los.
4-    O sal gera sede. Quando comemos algo com muito sal, sentimos sede.  Como sal que devemos ser, em quantas pessoas geramos sede da fonte de água viva, que é Jesus? Jesus diz em João 7:37b:
     “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”.
5-    O sal conserva. Quem é do Nordeste conhece a carne de sol, que é conservada no sal. Quando realmente somos sal e temperamos a vida das pessoas com as palavras de Jesus e elas O aceitam, seu espírito é regenerado e conservado para sempre. Deus nos ordenou a ir e pregar o evangelho a toda criatura. E o versículo que nos vem à mente é João 3:16, que termina assim:
     “Para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

   O que foi citado é um pouco de tudo aquilo que o sal pode significar. Porém, a reação química que se faz para produzir sal em laboratório me deixa maravilhado. Recordando das aulas de química no colegial, sabemos que o sal é o resultado da união de um ácido com uma base. No caso do sal de cozinha NaCl (Cloreto de sódio),  acontece pela união do HCl (Ácido Clorídrico) com o NaOH (Hidróxido de Sódio), também conhecido como soda cáustica.
   Se você passar o Ácido Clorídrico concentrado na pele, ela vai queimar, arder, ferir podendo levar à morte. A mesma coisa ocorre com o Hidróxido de Sódiofere, queima, arde, mata. Mas o sal é resultante da união destas duas substâncias perigosas e que tanto mal podem fazer. Vejam como ocorre a reação:

            NaOH ┼ HCl  = NaCl + H20

   A união de duas substâncias perigosas resulta em salmoura, isso mesmo, sal e água. A mesma coisa Deus faz conosco. Não importa o que fizemos no passado, Ele nos transforma. Muitos machucaram, feriram, degradaram e até mataram, porém quando nos unimos a Cristo, somos transformados em sal pela cruz (┼) de Cristo no calvário, que tantas virtudes possui.
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” II Cor 5:17.

     Ser sal na igreja, em casa, com quem amamos, deveria ser fácil, mas nem sempre é. Imaginemos que a igreja seja um saleiro, onde os nossos irmãos também são grânulos de sal, então, teoricamente um salga o outro. Mas você não deve ser sal só nesses lugares. Precisamos ser sal fora do saleiro; tem muita gente precisando conhecer Jesus. Lembre-se de quem você era antes de conhecê-Lo. Provavelmente, era como um NaOH ou um HCl, mas foi transformado pela cruz de Cristo para ser sal, e, dar sabor à vida de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário