terça-feira, 3 de setembro de 2013

Alerj vota projeto de lei que proíbe uso de máscaras em manifestações.


Manifestantes mascarados fecham vias do Rio de Janeiro durante protesto nesta segunda (12) (Foto: Reynaldo Vasconcelos/Futura Press)
Apresentado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) na quinta-feira (29) pelos deputados Domingos Brazão e Paulo Melo (PMDB), o projeto de lei que proíbe o uso de máscaras em manifestações será votado na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) nesta terça-feira (3). Se aprovado, dependerá da sanção do governador Sérgio Cabral para passar a valer.

“Infelizmente, há aqueles que, mascarados e armados se infiltram nessas reuniões públicas a fim de cometer crimes. É, portanto, dever do parlamento elaborar uma lei que proteja essas magníficas demonstrações de civilidade, que não podem ser manchadas por aqueles que não querem nem conseguem viver sob regime democrático”, diz to texto da justificativa do Projeto de Lei 2.405.
Se decretada, a lei também vai determinar que qualquer ação seja apresentada na prefeitura da cidade antes de sua realização. Ou seja, as manifestações só poderão ocorrer mediante prévio aviso à autoridade policial. Neste caso, a comunicação deverá ser feita na delegacia mais próxima a onde o ato será realizado.

De acordo com o projeto de lei, os policiais só poderão intervir para garantir a defesa dos patrimônios público e privado, das pessoas ou de sua própria defesa.

'Black Bloc'
No dia 25 de agosto, o movimento Black Bloc RJ publicou um texto no perfil do Facebook onde eles dizem que a prática do grupo tem que ser revista com urgência já que notaram um aumento na rejeição por parte da população. Eles também alegam que muitas pessoas usam o nome do grupo para depredar a cidade.

“A destruição do patrimônio público e privado 'à la Bangu', tem sido frequente e muitas vezes de forma injustificável! Banca de jornal atacada? Por quê? Pra quê? É compreensível quando arrancamos placas de trânsito e queimamos lixeiras para fazer barricadas contra o avanço da polícia porque nós sabemos o que eles fazem, mas o que temos visto é um descontrole, um corre-corre, perdoem-nos o termo, imbecil, que só faz dispersar o grupo tornando a palavra BLOCO, uma piada!”, afirma parte do texto publicado.
Na Avenida Rio Branco, black blocks puxam cerca de 200 manifestantes (Foto: Priscilla Souza / G1)Black blocs costumam ir na frente das manifestações (Foto: Priscilla Souza / G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário