Marcio Maturana
Um em cada quatro brasileiros conhece a sensação de ajudar o próximo com ações de voluntariado, segundo o Ibope. São atitudes espontâneas — individuais ou sob coordenação de organizações não governamentais, empresas e instituições religiosas — que levam a milhares de crianças, idosos e carentes a possibilidade de ter acesso a cultura, lazer, educação ou, simplesmente, alimentação digna e proteção contra o frio
Maria de Fátima (C) conta com alegria que participou de uma peça de teatro. A diretora da creche afirma que a menina dificilmente teria acesso a esse tipo de cultura sem o trabalho dos voluntários |
Isso é voluntariado, prática de um entre cada quatro brasileiros com mais de 16 anos, segundo o Ibope. São 35 milhões de pessoas que fazem ou já fizeram algum serviço voluntário, experimentando a sensação de sentirem-se bem por fazerem o bem.
— Ano passado participei de uma apresentação de teatro. Era a história de uma caixa que eu abria e de onde saíam flores que ensinavam sobre amor e respeito. Também gosto muito dos passeios que a gente faz — contou a pequena Maria de Fátima.
Os passeios e o teatro a que a menina se refere são algumas das atividades que a ONG Sonhar Acordado promove mensalmente para a creche, há oito anos: o Dia do Sonho (brincadeiras, gincanas, mágico e outras atrações infantis), o Super Ação (mutirões, captação de profissionais e campanhas de doação como Quilômetro de Brinquedos e Quilômetro de Agasalhos) e o Amigos para Sempre (atividades recreativas, esportivas e culturais para desenvolver valores como solidariedade, respeito ou amizade). Para cada evento, a Sonhar Acordado busca patrocinadores, mas muitas vezes os recursos têm que sair do bolso dos voluntários.
— Nossa meta não é apenas melhorar o bem-estar das crianças, mas também o de quem trabalha como voluntário. Porque é um privilégio receber da infância ensinamentos como pureza e alegria pelas coisas simples da vida — disse Fernanda Carneiro, uma das coordenadoras da ONG em Brasília.
fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário