domingo, 28 de outubro de 2012

O chamado de Deus


E, ouvindo isto, um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado o que comer pão no reino de Deus.Porém, ele lhe disse: Um certo homem fez uma grande ceia, e convidou a muitos. E à hora da ceia mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que já tudo está preparado. E todos à uma começaram a escusar-se. Disse-lhe o primeiro: Comprei um campo, e importa ir vê-lo; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-los; rogo-te que me hajas por escusado. E outro disse: Casei, e portanto não posso ir. E, voltando aquele servo, anunciou estas coisas ao seu senhor. Então o pai de família, indignado, disse ao seu servo: Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados, e mancos e cegos. E disse o servo: Senhor, feito está como mandaste; e ainda há lugar. E disse o senhor ao servo: Sai pelos caminhos e valados, e força-os a entrar, para que a minha casa se encha. Porque eu vos digo que nenhum daqueles homens que foram convidados provará a minha ceia. Lucas 14.15-24
Leia com atenção: pense duas vezes antes de recusar um convite de Deus. Aliás, nem pense em rejeitar o chamado que Deus tem para a sua vida.
Enquanto vários irmãos nossos pagaram preços terríveis, até mesmo com a própria vida, para se adequar à vontade de Deus reservada para eles, muitos cristãos tem colocado suas opiniões e convicções na frente da vontade de Deus. Quantos de nós, ao receber algo de Deus para fazer, olhamos primeiro para, se na nossa corrida vida, temos espaço na nossa agenda semanal.
Em todo momento, Deus nos mostra o caminho correto para agradá-lo. Pense você no seu filho. Se você lhe passar uma tarefa, e ver que ele a cumpre com determinação, de maneira correta, com capricho, você vai se agradar disso, e até recompensá-lo, dependendo da situação. E se for o contrário? Se você observar que seu filho faz a tarefa de qualquer maneira, não respeitando o horário determinado, com desinteresse, com desleixo? Com certeza você não vai gostar dessa atitude, e vai mandá-lo repetir a tarefa, explicando a maneira correta de fazer, até que ele faça direito, ou até que termine a sua paciência, e retire dele aquela atribuição.
Agora, pense comigo: se nós pensamos assim, imagina o Senhor? Eu até evito de falar assim nesse espaço, mas tem muitas pessoas nas igrejas que não estão nem aí para a obra de Deus. Não oram, não participam, ficam satisfeitas em ir ao culto de domingo, e passar a semana afundado em orações vazias e louvores cantados sem propósito. Aí, olham frustradas para a vida de outros irmãos que são abençoados, e ficam com inveja deles, e ainda ficam querendo cobrar de Deus alguma coisa, como se tivesse direito de fazer isso. Mas esquecem de perguntar para Deus o que esses irmãos tem feito pelo Reino. Esquecem de observar que esses irmãos estão presentes nos cultos, possuem uma vida de oração, comparecem às reuniões de intercessão, não inventam desculpas para fugir das visitas de evangelismo, etc.
Aprenda isso: Deus sempre espera um resultado de você. Deus não te deu esses talentos para ficarem enterrados no chão. Você é semelhante a uma árvore, e Deus espera que você dê frutos.
Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. João 15.1-8
E quando continuamos a dar de ombros para isso tudo? Quais são as consequências? Quer mesmo saber?
Já ouviu falar do profeta Jonas? Deus falou com ele para pregar num lugar, e ele foi para outra direção, em um navio. Sabe o que aconteceu? Deus se irou, e enviou uma tempestade terrível, que só foi acalmada quando ele foi lançado ao mar. Ficou no estômago de um peixe até compreender o que Deus esperava dele.
E Moisés? Deus se revelou para ele, querendo que ele fosse libertador de Israel da terra do Egito, e cada vez que Deus lhe falava alguma coisa, ele colocava um impecílio; Deus se irou e, por pouco, o filho dele não morre (leia Êxodo 4).
Sabe o que eu aprendo? É muito perigoso mexermos com a paciência de Deus. Eis alguns exemplos: Israel tentou a Deus várias vezes no deserto, no caminho para a Terra Prometida, Canaã. E por isso, nenhum dos que o tentaram não conseguiu nem enxergar a terra, morreram ali mesmo no deserto (Números 14.28-32); Coré e outros foram desafiar a autoridade que Deus havia dado por Moisés: foram tragados pela terra (leia Números 16); Ananias e Safira tentaram enganar os apóstolos com ofertas mentirosas: morreram (Atos 5.1-11).
Tenha noção de uma coisa: horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo (Hebreus 10.31), porque se você cair nas garras do diabo, Deus vai até lá e te livra do mal, e de Deus, quem pode te livrar?
Pense nisso. Medite. A paciência de Deus em relação às suas ações pode estar se esgotando…
fonte: vozdodeserto.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário