sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Enquete sobre o uso da Internet


Enquete: O uso da Internet tem prejudicado o relacionamento entre pais e filhos? Com o resultado da enquete lançada pelo Blog do Pr Maroel, queremos tecer alguns comentários. Para 55% dos internautas a resposta foi: depende. Isto indica que caso a pessoa possua equilíbrio no uso da Internet, o relacionamento entre pais e filhos segue normal, porém com o excesso ocorre o isolamento e a falta de contato físico, abraços, etc. Já para 7% dos que participaram da enquete, a resposta foi: sim.  Apenas uma pessoa afirmou que o uso d Internet não prejudica o relacionmento entre pais e filhos. A seguir, um artigo sobre o tema. Obrigado pela sua participação em nossa enquete. Pr Maroel Bispo.


A internet facilita o cotidiano, mas a psicologia afirma que uso excessivo pode prejudicar a saúde psíquica.

O avanço tecnológico permite que pessoas facilitem suas vidas em diversos setores como trabalho, compras e até nos relacionamentos. Mais de 1 bilhão de pessoas têm acesso à internet em todo o mundo. Só no Brasil são 67,5 milhões de internautas segundo o Ibope/Nielsen em dezembro de 2009. Em setembro eram 66,3 milhões,ou seja, em apenas três meses surgiu 1,2 milhão de novos brasileiros com mais de 16 anos na internet. O Brasil é o 5º país com o maior número de conexões à Internet e sempre obteve excelentes marcas, esta constantemente na liderança mundial, à frente dos EUA. Em julho de 2009, o tempo foi de 48 horas e 26 minutos, se considerarmos apenas a navegação em sites por dia, sobe para 71h30m se considerar o uso de aplicativos on-line (MSN, Emule, Torrent, Skype etc), diz a pesquisa. Por meio da internet, é possível interagir com direito à imagem ao vivo e instantâneamente com qualquer pessoa do planeta, por meio das ferramentas que ela oferece, como é o caso das novas mídias.

A difusão de informações não é a única vantagem das redes sociais. Muitos às utilizam para se comunicar com parentes e amigos que estão distantes. Sem dúvida esse é um meio prático e barato, mas até que ponto esse relacionamento virtual pode ser saudável?
Com a evolução tecnológica, o relacionamento interpessoal se resume a um simples clique, e assim o bom e velho abraço perde espaço nessa corrida contra o tempo.
A psicóloga Adriana Breseghello diz que é comum a utilização das novas mídias, mais do que imaginamos. Segundo ela, a internet tem facilitado a vida das pessoas que vivem sem tempo, porém, tudo que é exagerado é nocivo para qualquer ser humano, independente de idade.

A estudante Bárbara Aydar mora e estuda em São José do Rio Preto - SP, e está longe da família há dois anos e oito meses e encontrou na internet uma forma de aliviar a saudade dos pais. "Utilizo MSN, Skype e telefone. Não acho um exagero, pois meu tempo é escasso.  Uso a internet como um artifício de distração. Junto o útil ao agradável. Em meus momentos de folga falo com a minha mãe e meu irmão” – disse Aydar.



O namorado da estudante mora em Serrana, São Paulo. Eles se vêem a cada quinze dias e nesse meio tempo a internet é quem ajuda na aproximação do casal. No entanto, para Bárbara, não é como os relacionamentos comuns, o cuidado é redobrado para que o namoro continue, já que "não é o mesmo relacionamento interpessoal comum. O contato físico é importante. A distância acaba por desgastar a relação. A internet é um meio que alivia um pouco a saudade, mas deixa ambos acomodados e carentes também. Pra quebrar essa rotina, só mesmo quando tenho um tempo livre de folga da faculdade, e do trabalho, para visitar meus pais e meu namorado”  diz a estudante.
Bárbara sabe da importância do contato físico com a família. “O carinho da mãe que mora longe, a saudade do irmão que esta distante, o abraço do namorado que não está por perto. A falta do contato físico causa dúvidas. Por ser tudo imaginário, achamos que o contato físico esta sendo suprido através da imaginação, mas acabamos nos iludindo com isso” – comenta a estudante.


Segundo a psicóloga temos que utilizar a internet de forma responsável para não prejudicar nosso convívio social e familiar e apenas fazer uso para complementar  a nossa vida em família.
A internet não evita a solidão, ao contrário. Quem tem hábitos exagerados no uso da ferramenta acaba se isolando do convívio com outras pessoas. É importante que cada um observe o tempo que passa on-line e o tempo que tem aproveitado com os amigos e família. Por exemplo os pais que saem para o trabalho e utilizam a internet como babá dos filhos. Além dos riscos de deixar uma criança sozinha, ela não se socializa com outras crianças, como de costume.
Uma boa dica é fazer um cronograma de atividades que tanto os adultos quanto crianças possam seguir, dividindo o tempo entre o real e o virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário