sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Por que meu sobrinho só consegue ficar livre do crack durante três meses ?

Cláudia C., do Rio de Janeiro, tia de usuário de crack:
Tenho um sobrinho de 22 anos que usa drogas há quase cinco anos, começou com a maconha, passou para cocaína  e  crack.  De um ano e meio para cá ele resolveu tentar parar e até consegue ficar três meses sem usar. Nesses três meses ele fica bem, ninguém diz que ele já foi usuário. Mas passando esse tempo ele começa a ficar nervoso, agitado, e acaba voltando para esse vício.  
No dia 1° deste mês, ele iria completar quatro meses sem usar e mais uma vez teve recaída.  Vai fazer 2 dias que ele não volta para casa. É muito desesperador. Minha dúvida é como ele pode ficar meses bem, sem usar a droga, e quando passa esse período ele volta? 
E detalhe, não tem amigos viciados, ele é o único que é usuário. Eu não consigo entender, pois sempre ouvi dizer que a pessoa que usa crack uma vez não consegue largar mais. Meu sobrinho é um menino bom, carinhoso, inteligente, um excelente profissional, mas que infelizmente está destruindo sua vida com as drogas.
Angela Hoffmann, psicóloga especializada em dependência química:
A partir do texto enviado, podemos ressaltar algo muito importante: “meu sobrinho é bom e inteligente e está se destruindo”. Quando a família consegue entender que a pessoa é portadora da doença, separando-a da manifestação da doença, temos um importantíssimo alicerce para a recuperação.
Cabe à família fazer parte do tratamento para que esta possa receber todas as informações sobre a doença chamada dependência química e não confundi-la com o caráter da pessoa que está doente.
Recuperar-se do uso e do abuso de qualquer droga é possível, como nossa experiência pode corroborar. É preciso deixar claro, ainda, que existe uma série de variáveis importantes que, em última instância, determinam um dependente químico. Alguns fizeram uso de drogas que causam uma dependência rápida e mostram resultados da abstinência em pouco tempo, desde a perda de controle até a perda da qualidade de vida. Outros entram em contato com drogas que demoram um pouco mais para mostrar o quadro da dependência química, mas trazem o uso dentro de um forte sistema de negação.
Parar de usar a droga significa conseguir ter controle sobre o seu uso. Outra questão levantada pela Claudia abre caminho para mais esclarecimentos: por quê acontece a recaída? 
A sobriedade nunca acontece com a interrupção do uso da substância e sim com a total aceitação do paciente em relação a sua doença e a entrega a um tratamento que vai ajuda-lo ao longo de toda a sua vida. Doenças não respondem à força de vontade e sim a tratamento médico.
Estar em abstinência é, sem dúvida, um requisito para se iniciar um processo de recuperação, mas esta nunca pode ser confundida com estar limpo. Tão difícil quanto “evitar a primeira dose” (expressão que se significa não voltar ao uso) é a inabilidade de lidar com a vida sem usar drogas.
Quando uma pessoa está determinada a interromper o uso, é sinal de que ela ainda consegue ver prejuízos à despeito do desejo incontrolável de usar a substância.
Entrar em contato com sintomas físicos da abstinência da droga (alterações de sono, apetite, humor, etc.) e estar diante de um momento de vida sentindo culpa, autopiedade, isolamento, raiva, ressentimento, mágoa, frustração, desmotivação, apatia, expectativas de uma vida melhor ainda distantes da realidade, levam o dependente químico a pensar que nada está funcionando. Logo, é melhor voltar a usar.
Estar diante de canais de ajuda é uma facilitação para o processo de recaída.
Precisamos entender o que um dependente químico está vivendo. Sem julgá-lo, apenas inserindo-o em um espaço onde ele poderá se identificar com outros companheiros de sofrimento. Vai receber suporte médico para o alívio dos sintomas físicos e clínicos. Vai receber suporte terapêutico para se capacitar na informação de tudo sobre a doença: como ela se manifesta e como ela pode ser controlada.
Vai desenvolver autoconhecimento, confiança no programa de tratamento. Vai aprender a expressar conteúdos internos e estabelecer ligações de causa e efeito entre vários elementos presentes na sua vida.
Dentro de um programa terapêutico é possível romper o ciclo vicioso entre o uso, a dificuldade de lidar com a dependência física da droga, a dificuldade em lidar com as emoções e as consequências da drogadição e o retorno ao uso. 
Recuperar é fazer uma abordagem ampla com o dependente químico e sua família. Ambos receberão suporte, esclarecimento e terão metas de mudança de comportamentos. 
Repetindo: a dependência química é uma doença que atinge o ser humano como um todo, provocando, é claro, consequências negativas em todas as áreas de sua vida: física, emocional, social, educacional, legal, profissional, de relacionamento, etc.
Entrar em abstinência inicial é um grande passo. Aderir aos grupos de mútua ajuda é o caminho que mais leva à recuperação. Saber pedir ajuda e ter um suporte terapêutico é igualmente importante.
O somatório dos passos descritos leva a um crescimento emocional e a um desenvolvimento de habilidades para lidar melhor com as dificuldades da vida.
Enquanto a doença não for estancada, existirá o risco de consequências irreversíveis. Entretanto, a recuperação sempre é possível, em diferentes estágios da doença e com diferentes drogas de escolha.

Envie suas dúvidas sobre dependência química para esta coluna através do e-mail drogaseduvidas@jb.com.br. A pergunta será respondida por um especialista e publicada nesta seção.

fonte:http://www.jb.com.br/drogas-e-duvidas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário