sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Trama de corrupção e sexo no Vaticano levou à renúncia do Papa, diz jornal


Foto: AFP
Quadro do Papa será dado de presente
Da Redação 
O jornal italiano La Repubblica garantiu, nesta quinta, que Bento XVI decidiu renunciar após receber um informe ultrassecreto elaborado por três cardeais sobre uma trama de corrupção, sexo e tráfico de influências no Vaticano.
De acordo com o diário, em uma reportagem assinada pela jornalista Concita di Gregorio, o relatório que foi encomendado por Bento XVI a três cardeais no ano passado - o espanhol Julián Herranz, o eslovaco Jozef Tomko e o italiano Salvatore De Giorgi -, após vazamentos de documentos confidenciais em um escândalo que ficou conhecido como Vatileaks, revela um sistema de “chantagens” internas baseado em fraquezas sexuais e ambições pessoais.
O texto de 300 páginas, que se refere a um “lobby gay” dentro do Vaticano, foi entregue em dezembro ao pontífice, segundo a jornalista que não esclarece como teve acesso ao documento. “Fantasias, invenções, opiniões”, assegurou o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, após advertir que não comentará a reportagem e que os cardeais envolvidos não aceitarão conceder entrevistas.
Com o título “Não fornicarás, nem roubarás, os mandamentos violados no informe que sacudiu o papa”, o jornal sustenta que o cardeal espanhol Herranz, do Opus Dei, ilustrou ao papa, no dia 9 de outubro do ano passado, os “assuntos mais escabrosos” do relatório, em particular a existência de uma “rede transversal unida pela orientação sexual”.
“Pela primeira vez a palavra homossexualidade foi pronunciada no gabinete papal”, escreve o impresso italiano.
Outro grupo é especializado em montar e desmontar carreiras dentro da hierarquia vaticana e outro usaria recursos multimilionários para seus próprios interesses à sombra da cúpula de São Pedro através do Banco do Vaticano, segundo a publicação. Em uma publicação especial, a revista Panorama defende que o documento será determinante para a eleição do sucessor de Bento XVI.
Enquanto isso, a embaixada alemã no Vaticano, encomendou ao pintor alemão Michael Triegel um retrato de 1 metro de altura por 72 centímetros de largura do papa Bento XVI. O objetivo é exibí-lo como forma de presentear o pontíficie em seu aniversário, comemorado no dia 16 de abril.

fonte: http://www.correio24horas.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário