segunda-feira, 10 de setembro de 2012

ABUSO SEXUAL


Falar, ouvir ou escrever sobre a problemática do abuso sexual à criança e ao adolescente é uma tarefa espinhosa.
Escrevo este artigo da cidade de Curitiba onde participo de um seminário para líderes de ministérios cristãos sobre como enfrentar este problema.
Enquanto há um espaço na programação do seminário, me retirei e tentei enumerar alguns passos importantes, para os pastores e igrejas, pensarem como podem ajudar as famílias na prevenção e no cuidado das vítimas do abuso sexual.

Vou tentar enumerar alguns possíveis caminhos para que nossas igrejas e pastores sejam relevantes quanto a esta matéria.

1 – Aceite a ideia de que este problema pode, com grandes possibilidades, fazer parte da igreja

O primeiro passo para agirmos neste campo de batalha é aceitar que, possivelmente, há pessoas e famílias que estejam lutando silenciosamente, com este problema. Isto não deveria nos surpreender, pois vivemos numa sociedade, e as famílias fazem parte dela, é decaída e marcada pelo pecado.

2 – Procure conhecer, através da literatura, mais sobre a problemática do abuso sexual

Muitos livros, seculares e cristãos, estão disponíveis no mercado. Artigos científicos estão disponíveis na internet. Urge os pastores e líderes de crianças e adolescentes, especialmente, conhecerem os aspectos que envolvem a questão.

3 – Leve os líderes de sua igreja a se capacitarem a respeito do tema

Palestras, seminários podem ser realizados com a liderança, especialmente, como já afirmei acima, de crianças e adolescentes. Psicológos e assistentes sociais podem, com certeza, tratar da matéria nesses seminários. Quem sabe a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil não abrace a ideia de se começar a falar sobre a questão e assim, conscientizar e preparar os pastores para tratarem da problemática, na forma da prevenção e aconselhamento pastoral.

4 – Procure saber mais sobre como a igreja e a família podem ser um lugar de proteção

A igreja precisa tornar suas dependências um lugar seguro para crianças e adolescentes. Abusos sexuais podem acontecer nas dependências da igreja. Para que isto não aconteça é preciso formular um código de condutas de segurança para evitar o abuso.

5- Ajude as famílias na questão da prevenção

Abuso sexual pode ser evitado. Brasileiros geralmente não valorizam, como deveriam, os aspectos preventivos. Esclareça aos pais sobre temas que envolvem o abuso sexual. Crianças e adolescentes que frequentam nossas igrejas precisam se ouvir e serem ouvidas neste sentido.

6 – Faça da igreja um lugar de cura, um espaço terapêutico

Em nossas igrejas há pessoas (vítimas e abusadores) que precisam ser tratados com a graça curativa de Jesus Cristo. O abuso sexual é, em sua gênesis, uma consequência da queda humana (Gn 3).

7 – Faça da sua igreja uma bênção nesta área

Deus tem levantado pessoas e instituições para serem uma resposta ao desafio do abuso sexual. Movimentos como “Bola na rede” (bolanarede.org) tem se levantado no Brasil para ajudar a igreja a ser bênção para a sociedade brasileira. Peça ajuda às organizações que trabalham com famílias (Ministério OIKOS e outros) para ajudarem a pensar sobre o tema.

fonte: http://www.clickfamilia.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário