terça-feira, 30 de abril de 2013

Dep Fed CLAUDIO CAJADO FALA SOBRE PL 4373/2012 - Promoção Sgt QE

Pr. Maroel
Veja abaixo o discurso do Deputado Federal Cláudio Cajado (DEM-BA), onde ele pede realização da Audiência Pública para tratar do Projeto de Lei 4373/2012, o qual prevê a promoção à graduação de 2º Sgt QE para o 3º Sgt QE e dá outras providências a respeito dessa classe esquecida pelo Exército.

 
http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/credn/videoArquivo?codSessao=43982&codReuniao=31569#videoTitulo

8 comentários:

  1. Interessante, o Sargento concursado, leva trinta anos para receber a promoção de Subtenente. Depois de estudar para realizar o concurso, depois estudou/estuda mais 01 (um)/ 02 (dois) anos, e depois recebe a promoção de 3º Sargento. Depois de formado, conduz uma fração de até 8 (oito) homens, realizando as funções de Sargento de tropa, dar instrução, realiza exercícios operacionais, como Cmt de fração, tira serviços, trabalha na área administrativa e ainda é avaliado, podendo não prorrogar o seu tempo de serviço.
    Leva uns 9 a 10 anos para ser promovido a 2º sargento, depois é obrigado a realizar o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, CAS.
    Para ser promovido a 1º Sargento, leva mais uns 7 a 9 anos e para ser promovido a Subtenente, uns 4,5 a 6 anos. Se quiser ser promovido a 2º Ten, a maioria só sai depois dos 30 anos de serviço. Mesmo com o "CHACAL" (mais tempo estudando).
    O QE, ingressa como soldado EV e realiza o CFC e por serviços prestados recebia a estabilidade, sem concurso, sem ser avaliado nos 10 (dez) anos, sem atuar nas funções de 3º Sgt de tropa, sem dar instrução. E em alguns casos, nem tirar serviço. Não acho justo as Forças Armadas promover um profissional que não tem amparo nas portarias, não concordo com quem quer que seja, que desprendam tempo e recursos para promover profissionais que não estão de acordo com os parâmetros aceitáveis pela instituição e façam descaso dos profissionais, que realizaram concurso.
    O QE, com a mesma idade do 1º ou S Ten, não realiza as atividades militares exigidas. Como Educação física, marchas, exercícios operacionais, não poderão assumir a função de adjunto de pelotão, nem vão poder ser OA das armas coletivas.
    Só vão servir para tirar serviço de adjunto ao oficial de dia( aqueles que ainda podem tirar serviço).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Engraçado, na minha OM, o Sgt de Carreira chega da Escola, sabendo muito pouco da caserna, dependendo dos Cb e do Sgt QE para começar a exercer suas funções, depois que aprende deixa nas mãoes dos Cabos e dos Sgt QE mais modernos, enquanto fica na seção estudando para outro concurso ou fazendo trabalhos da faculdade no horario do expediente, isso quando não se acomoda e espera o tempo passar para chegar ao Oficialato sem fazer a AMAN.
      O Sgt QE leva mais de 15 anos para chegar a 3o Sgt e quem disse que não é avaliado para poder engajar ... o Sgt QE é avaliado até chegar a 3o Sgt, antes da estabilidade pode até ir embora sem nenhuma justificativa. O QE não faz concurso público, mas entra por força de lei, O art 142 Inciso X da CF diz "para incorporação, estabilidade, etc ... segue uma legislação a parte, no caso do QE, LSM, regulamentada pela RLSM que até hoje está em vigor diz diz alistamento OBRIGATÓRIO para todos os brasileiros, se houver INTERESSE DA FORÇA, pode engajar por AVALIAÇÕES a cada engajamento, e ainda se houver INTERESSE DA FORÇA poderá ESTABILIZAR, essa lei ainda está em VIGOR e não foi alterada.
      Um bom exemplo disso é que a ESTABILIDADE do servidor civil é de 3 ANOS e a dos militares é de 10 anos.
      Ha quanto ao CAS, em 27 anos de carreira nunca vi ninguém ser reprovado!! que curso de aperfeiçoamento difícil. mas em relação a isso é só fazer um CAS QE, não estamos querendo ficar sem fazer o TAL aperfeiçoamento.
      Outra coisa muitos de nós já temos nível superior, outros até pós-graduação, assim como eu. Enquanto iss ainda exitem muitos de carreia com apenas o ensino funcamentar, mudado a pouco tempo para ensino médio.
      Se acha que é moleza ficar mais de 18 anos como Soldado e Cabo, para poder sair 3o Sargento ... porque não optou pelo alisamento militar ...

      E para finaliza, quando da mudança da atual CF/88 em todas as esferas de Governo (Federal, Estadual e Muncipal) todos os Funcionários civil não concursados (como delegados de PF, Professores Universitários, e demais funcionários) foram estabilizados e tiveram um plano de carreira, mas os QEs foram ESQUECIDOS, e hoje sofrem nos seus aquartelamentos PRECONCEITOS do pessoal de CARREIRA, que não pensam que o QE também tem família, pretende dar um futuro melhor para seus filhos, de preferência longe da vida militar que vem nos últimos anos sendo abandonada, onde hoje o número de candidatos vem caindo cada vez mais.

      Para o QE a promoção representa um futuro melhor para sua família e uma reserva mais tranquila, sem ter que trabalhar na reserva para melhorar um pouco a sua situação.

      CHEGA DE INJUSTIÇAS E PRECONCEITOS SOMOS DA MESMA FARDA, EM DEFESA DA NOSSA PÁTRIA!!

      OU ENTÃO TROQUEM ESSE LEMA "BRAÇO FORTE MÃO AMIGA"

      Excluir
  2. verdade claro amigo vc falou tudo estamos apenas pensando em dar uma vida digna a nossa familia pois ja vem sofrendo juntas conosco a muito tempo

    ResponderExcluir
  3. NÓS NÃO TEMOS NADA HAVER COM SARGENTOS DA ESCOLA DE PAPELÃO NÃO!

    ResponderExcluir
  4. Companheiros temos que agradecer ao exército que nos deu oportunidade de ter estabilidade, mas sabemos que em todo circulo existem planos de carreira por que esqueceram de noís.

    ResponderExcluir
  5. É engraçado o Sgt QE não pode pela maioria dos Sgt de carreira, sair 2º Sgt QE mais os Sgt de carreira tem o direito de sair Oficial do Exercito, sendo que os Oficiais estudam de 4,8 anos,e porque os Sgt de carreira só estuda 8 meses pelo amor de deus que sair Oficial, olhando pelo lado da lógica estaria igualado.

    ResponderExcluir
  6. mais o senhor claudio cajado. Relator da mtéria que esqueceu os militares da reserva também e uma farda só e também tem família, o senhor Claudio Cajado, nos vamos lembrar muito bem senhor nas próximas eleições, fomos esquecidos esse tempo todo a gora repete a mesma coisa ou pior por já estamos na reserva e precisamos muito da promoção, o exército e ativa ou inativo, não tem como esta dando melhoria aos militares da ativa e enquanto isso os da reserva são esquecido a lei tem que ser pra todos, Sr. Deputado Claudio Cajado, o senhor foi muito roim pra com os militares da reserva e suas famílias, isso e um ato de covardia, sem ter sentimemntos co m a reserva e sabendo tudo que nos passamos, depois que tiratam o nosso direito, da G CET, adicional de inatividade, auxilio moradia, ai acobou com os inativos é e um direito adquirido, porque eu mesmo fui pra reserva, no dia 15 maio de 1998, reserva ativa, sem promoção alguma, isso ate hoje 17/12/2013, cade a justiça, so e injustiça, por isso que eu peço para que sejamos lembrados também na reserva, queremos o mesmo direito dos da ativa, finalmente samos militares so pra pagar impostos e outras coisas, ai a lei diz que temnos que pagar, quando e pra beneficiar somos esquecidos ai não da, e injustiça, queremos os nossos direitos também.

    ResponderExcluir
  7. Deputado Claudiuo Cajado, ele fes grande covardia com os militares da reserva, deixando de fora esses sofredores esquecidos do exercito, por u7ma medalha de lata, sem valor algum, oferecida pelo ministério da defesa, o um jantar, so sei que ele foi comprado, como criança que qualquer doce eles ficam doido, mais a família militar esta esperta, e maltratada, pisada, esquecida, injustiçada, mais mesmo assim tem memoria, pelos os que já passamos e pelos que estamos passados por tem pessoa que não que ajudar, ou odeia, ou e mal mesmo, ou não morre, ou não tem família, ou não vai adoecer,ou e ele pensda que o dinheiro sai do bolço dele, quanto mais menizar e melhor, vimos muito uma propaganda do governo que diz fome zero, eu seio que e fouço porque eu ando e vejo gente passando fome neste nosso brasil, essa bolça família tem muita gente que não precisa recebendo e muita gente que precisa não recebe, e uma distribuição mal feita, ums tem direito e outros não, nos militares reformados da reserva, não temos direito de ser promovidos, os da ativa tem, que também vam pra reserva, a promoção min há gente já uma ajuda muito grande que os nossos comandantes, a presidente, os deputados, senadores, poderiam dar, e essa ajuda boa pra se viver mais tranquilo ser esta trabalhando no mato/roça, bico o cabra já velho neszte brasiul não arruma mais serva novo imagene velho.

    ResponderExcluir