sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

7 Características psicológicas que podem fazer mal à saúde


Nossas personalidades fazem mais do que determinar o nosso círculo social: o temperamento de uma pessoa pode afetar sua saúde física. Cientistas afirmam que uma pessoa altamente neurótica pode deteriorar-se mais rapidamente do que as outras. Mas nem todos os traço do seu caráter vão lhe matar; alguns podem até aumentar a sua vida útil. Confira sete pensamentos que podem lhe prejudicar:


1. CINISMO

Pessoas que suspeitam e desconfiam dos outros, um traço de caráter que os cientistas chamam de hostilidade, podem aumentar os riscos de desenvolver doença cardíaca. Indivíduos hostis geralmente experimentam mais stress, e isso pode causar picos de uma proteína do sistema imunológico chamada C3 que tem sido associada a várias doenças, incluindo diabetes.

2. FALTA DE SENTIDO NA VIDA
Um estudo com idosos descobriu que aqueles que indicaram ter grandes propósitos na vida faziam parte das estatísticas boas: representavam metade das probabilidades de não morrer durante o período de estudo, que durou até cinco anos. Outros estudos têm sugerido que pessoas com maior senso de propósito e objetivo na vida podem ter diferentes níveis de hormônios do estresse, melhor saúde do coração ou melhoria do sistema imunológico. Ainda é necessário mais pesquisa para confirmar essas informações.

3. NEUROSE

Pessoas que são altamente neuróticas, estão sempre preocupadas e ansiosas e tem tendência a depressão, em média, morrem mais cedo. Um estudo recente também sugere que em parte é porque os neuróticos são mais propensos a fumar.

4. FALTA DE AUTOCONTROLE

Pessoas que não conseguem se controlar podem viver menos. Uma revisão de mais de 20 estudos revelou que as pessoas que são conscientes, organizadas e disciplinadas vivem entre 2 e 4 anos a mais do que outros. Isso pode ser atribuído ao fato de que indivíduos altamente conscientes são menos propensos a fumar ou beber em excesso, e vivem de forma mais estável e menos estressante.

5. ANSIEDADE



O nervosismo pode lhe pôr sobre tensão. Os indivíduos com um comportamento mais calmo são menos prováveis a desenvolver demência, que pode ser causada pela doença de Alzheimer e outras enfermidades. A afirmação é baseada em um estudo que acompanhou mais de 500 idosos por cinco anos. Entre os extrovertidos, o risco de demência foi de 50% mais baixo.

6. PESSIMISMO

A pessoa pessimista e inibida não está apenas em desvantagem social, mas também física. Um estudo com mais de 180 pacientes portadores de doença arterial periférica (acúmulo de placas nas artérias) mostrou que os participantes mais propensos a experimentar emoções negativas tinham maiores chances de morrer mais cedo.

7. ESTRESSE

O estresse prolongado pode ser mortal. O estresse no trabalho pode aumentar suas chances de doenças cardíacas, vírus da gripe, síndrome metabólica e pressão arterial elevada. Mesmo uma promoção no trabalho pode ser prejudicial: pesquisadores britânicos descobriram recentemente que, quando as pessoas são promovidas, sofrem em média 10% mais tensão mental e são menos propensos a achar tempo para ir ao médico. 

fonte: http://www.gospelatualidades.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário