sexta-feira, 8 de março de 2013

Campus da UFRB em Feira de Santana será construído na área da Famfs

O campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Feira de Santana, será instalado em uma área da Famfs (Fundação de Apoio ao Menor de Feira de Santana) situada no bairro Aviário. A confirmação é do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, José Neto. Ele comemorou a conquista e destacou que o campus trará desenvolvimento para a cidade. “Estou feliz porque participei desde o primeiro momento da instalação da UFRB. Esse é um momento belíssimo para a cidade e Feira recebe a conquista de braços abertos”, afirmou.

A área do campus da universidade será de aproximadamente 35 hectares, menor do que a prevista inicialmente que era de 80, e pode abrigar aproximadamente 2.300 alunos, 130 professores e 80 técnicos administrativos. Segundo o deputado, a universidade reconheceu a necessidade de um novo projeto e fez outro estudo em função da infraestrutura e da localização da área. “É uma área boa, próxima à BR-324 e esperamos que a Famfs e a UFRB possam conviver bem”, disse Neto, lembrando que ainda esse ano será realizado o vestibular da UFRB, visando a instalação da instituição de forma provisória.

Paulo Gabriel, reitor da UFRB, informou que a área está definida e que agora técnicos do MEC (Ministério da Educação), da universidade e do Governo do Estado trabalharão para que essa área passe a ser definitivamente da UFRB. Após esse processo, o reitor afirmou que será realizada, de imediato, a licitação das obras. Ele ressaltou ainda que os recursos estarão no orçamento do governo federal que será aprovado nos próximos dias, e que serão realizados concursos para as funções de técnicos e docentes, para assim se iniciarem as atividades da UFRB, ainda esse ano.

  “Definimos que metade da área da Famfs será doada pelo Governo do Estado para a UFRB e com isso nós damos um passo imenso para consolidar o campus dessa universidade em Feira de Santana. Iniciaremos o processo das obras a partir dos recursos que são da ordem de 10 milhões de reais. Contrataremos professores, técnicos administrativos e com isso a gente vai consolidar, de forma precisa, o projeto da UFRB em Feira”, afirmou.

Paulo Gabriel disse que a Famfs será uma vizinha e, ao mesmo tempo, uma parceira estratégica da UFRB. Ele disse que a instituição teve alguns problemas nos últimos anos e que a universidade quer uma parceria concreta para, junto com os governos estadual e federal, poder contribuir.

O secretário Estadual da Administração, Manoel Vitório, disse que a priorização do projeto para a instalação da UFRB em Feira de Santana foi uma determinação do governador Jaques Wagner. “O governo estará ao lado do reitor para que a universidade lance a pedra fundamental e comece com a primeira estrutura a gerar o serviço que Feira de Santana tanto necessita”, afirmou.
 
Cursos

O reitor, Paulo Gabriel, informou que, inicialmente, o campus da UFRB em Feira de Santana irá ofertar cursos de bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia em pelo menos cinco terminalidades de Engenharia - de Produção, Química, Energia, Computação e Mecânica. “Também estamos discutindo o curso de Arquitetura e Urbanismo e está aprovado o curso de licenciatura em Educação do Campo, que deve atender a todo o semi-árido da Bahia. Posteriormente, será disponibilizado o curso de Economia”, afirmou.

fonte: acordacidae.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário