quarta-feira, 15 de maio de 2013

Seja preventivo com sua carteira!

Hoje darei dicas de como prevenir os prejuízos causados pela perda de uma carteira. É melhor prevenir do que remediar né? Não vou falar sobre o que fazer depois da carteira perdida mas sim, o que você pode fazer antes.

1. Carregue na carteira somente o necessário


Quanto mais coisa você carrega, mais terá com que se preocupar no evento de uma perda ou roubo. Mantenha na carteira somente o que realmente precisa no seu dia-a-dia, evitando não só o que é desnecessário, mas também informações que possam colocar você ou sua família em risco.

2. Use cópias autenticadas de documentos, quando possível


E deixe os originais em casa. Nem sempre isso é possível, mas opte por esta alternativa quando for. Se sua carteira for dar um passeio sem data para retorno, você não precisará se preocupar com a emissão de novas vias dos originais.

3. Crie um documento de referência


Liste nele tudo o que carrega na carteira – não confie apenas na sua memória. E mantenha essa lista atualizada (caso contrário ela não terá a utilidade desejada), guardada em local de fácil acesso – preferencialmente online, de forma que você possa visualizar ou baixar de qualquer lugar com uma conexão, incluindo do seu celular. Boas alternativas são o Google Docs (ou o novo Google Drive) ou Evernote.

O objetivo dessa lista é servir de guia para providências que se façam necessárias. Ao ter uma referência descritiva do conteúdo da sua carteira, fica muito mais fácil priorizar o que é mais emergencial. Nessa hora, a pior coisa que você pode fazer é perder tempo tentando lembrar de tudo o que estava lá ou sentir-se perdido, sem saber por onde começar.

Aproveite para incluir neste documento telefones úteis, tais como centrais de cartões de crédito, banco, seguradora, etc. Dessa forma você tem tudo à mão e pode agir com rapidez e calma.

Importante: se este documento for armazenado online, não inclua números de cartões de créditos ou outros dados sigilosos! Para ter estas informações acessíveis de forma segura, imprima seu documento, adicionando números de cartão à lista impressa e guarde em casa.

4. Coloque dentro da carteira uma informação de contato


Na hipótese de que alguém encontre sua carteira e queira tentar devolvê-la, essa pessoa precisará de uma forma para entrar em contato com você. Você pode, inclusive, colocar um cartão com os dizeres:“Se você encontrar esta carteira, por favor entre em contato através do email…”.

A melhor alternativa para contato é, de fato, uma conta de email. Mas não forneça sua conta principal ou o email que usa no Facebook! Crie uma especificamente para este fim e você só precisará acessá-la se sua carteira for perdida.

Desta forma a pessoa poderá entrar em contato, sem que sua localização geográfica fique exposta ou que sua tranquilidade seja comprometida. E é também útil caso você perca sua carteira fora da sua cidade, estado ou país.

Para usar um número de telefone sem expor seu celular ou telefone residencial, boas alternativas são o Número Online do Skype ou o Google Voice (se você está em um país em que os números do serviço estão disponíveis).

5. Tenha versões digitalizadas dos documentos originais


Se você carrega originais na carteira, tire fotos de tudo o que precisará ser reemitido ou cancelado na hipótese de extravio. Frente e verso. Tenha imagens dos seus cartões de débito e crédito, CIC, RG, carteira de motorista, etc. Esta é uma referência visual que pode ser bastante útil.

Salve os arquivos das fotos em local seguro – isso não significa no HD do laptop que você leva pra cima e pra baixo! Salve em algum outro tipo de mídia digital, como um pen drive ou CD e guarde em casa.

6. Cuidado com senhas!


Pode parecer questão de bom senso, mas muita gente ainda comete o erro de anotar senhas de cartões e guardá-las dentro da carteira. Não faça isso! Em mãos erradas, você entrega sua conta bancária de bandeija para quem quiser usá-la.

7. Tenha um pouco de dinheiro vivo em casa


Sem seus cartões ou talões de cheque, você fica de mãos atadas até que eles sejam substituídos. Embora iso possa acontecer com certa rapidez, para garantir que você tem o mínimo de flexibilidade para lidar com algo urgente que possa acontecer neste meio tempo, é sempre bom estar prevenido guardando uma reserva de dinheiro vivo.

Esta dica é especialmente relevante em viagens. Tenha um plano B guardando um pouco de dinheiro e um cartão reserva no cofre do hotel ou no carro.

Tudo isso, no entanto, só é útil se você tomar as medidas preventivas ANTES de precisar lidar com a situação. Então, reserve um tempinho do seu dia para seguir estas dicas e manter sua paz de espírito. Fica a dica!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário