Com o objetivo de combater esta prática no município, será realizada na próxima segunda-feira (13) uma caminhada pelo Dia Nacional de Luta contra o Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, relembrado no dia 18 de maio. A concentração será às 14h30, em frente ao Feira Palace Hotel. O evento abre a programação que será encerrada no dia 18.
Os cinco Centros de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) de Feira de Santana já registraram 39 casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, este ano, no município. Somente no mês de abril foram 19 casos, resultando em um aumento de 216% em relação a março, quando foram registradas seis ocorrências.
A iniciativa é da Comissão Municipal do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. No ano passado foram registrados na cidade 129 casos de abuso e exploração sexual infantil, sendo 22 de abuso sexual a crianças do sexo masculino, 76 do sexo feminino, 14 casos de exploração sexual a crianças do sexo masculino e 17 do sexo feminino. Em janeiro e fevereiro deste ano foram registrados 9 e 5 casos, respectivamente.
Os Creas garantem o atendimento psicossocial contínuo às crianças e adolescentes vítimas de violência. Também são realizadas oficinas sócio-educativas e várias outras atividades. Os centros de referência são mantidos pela Prefeitura, em atenção à Política Nacional de Assistência Social. As informações são da Secom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário