sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Câmara comemora Dia Municipal da Consciência Policial (08.08.2013)


Câmara comemora Dia Municipal da Consciência Policial (08.08.2013)
Foto: Vicen Ferreres
A referida data foi instituída na Câmara Municipal de Feira de Santana através de um projeto de autoria do ex-vereador Capitão Germano Correia.
“Será que existe consciência policial? Eu atrevo-me a dizer que não existe, mas essa data é simbólica e precisa ser lembrada e comemorada”. A declaração é do soldado da Polícia Militar João Carlos dos Santos de Assis, palestrante do evento.
Ele informou que em 5 de julho de 2001 foi deflagrada uma greve de policiais militares no estado da Bahia, que durou 13 dias, onde a corporação reivindicou do Governo Estadual melhores condições de trabalho e reajuste salarial.  Assis  fez um breve relato dos principais fatores que ocorreram antes, durante e após o movimento grevista.
Entre os pontos negativos, o palestrante destacou a expulsão de 68 policiais militares da corporação e a prisão dos principais líderes do movimento.
Insatisfação
O soldado Assis afirmou que muitos policiais militares se sentem desvalorizados e aproveitou o ensejo para destacar uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, do ano de 2009, que revela que 72% dos policiais estavam insatisfeitos com a profissão, 40% admitiam a possibilidade de fazer concurso público para exercer outra atividade e 9% declararam que dificilmente permaneceriam na corporação.
O palestrante salientou que  é vedado aos homens e mulheres da Polícia Militar o status de cidadãos, criando-se a estes um conflito de identidade entre o policial militar/cidadão.
“Apesar de viverem num país tido como democrático, os praças ao entrarem na corporação fazem um juramento de tributarem o próprio sangue na defesa de terceiros, no qual direitos fundamentais a todos os cidadãos brasileiros são vedados a eles. No aspecto legal, esta vedação viola a Declaração Universal dos Direitos Humanos, já que o Brasil é signatário, fere desta forma a questão humana dos policiais militares que muitas vezes é esquecida”, pontuou.
A sessão especial foi conduzida pelo presidente da Casa da Cidadania, Justiniano França e o 1º secretário da Câmara, Roque Pereira, que compuseram a mesa ao lado do soldado João Carlos dos Santos de Assis; da subcomandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Cristina Renata Lima Pires; e do secretário Municipal de Prevenção a Violência, Mauro Moraes.
O evento também foi prestigiado pelos vereadores Correia Zezito, Welligton Andrade, Alberto Nery, Carlito do Peixe e José Carneiro; além de soldados e oficiais da Polícia Militar; profissionais de imprensa e pessoas da comunidade.

fonte: www.camarafeiradesantana.ba.gov.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário