segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Aplicativos para celulares e tablets transformam a forma de ler a Bíblia nas igrejas


Aplicativos para celulares e tablets transformam a forma de ler a Bíblia nas igrejas
Um estudo realizado pelo Grupo Barna revelou que os dispositivos digitais estão ganhando terreno sobre os livros tradicionais na igreja. De acordo com o estudo, o uso de aplicativos em celulares e tablets para a leitura da Bíblia é cada vez mais comum nas igrejas.
De acordo com o New York Times, a pesquisa indica que um em cada quatro americanos possuem um leitor digital ou tablet, número que é ainda mais expressivo na área de liderança cristã, onde quatro em cada dez pastores já fazem uso dessa ferramenta para leitura ou estudo.
A LifeChurch.tv foi uma das igrejas que responderam rapidamente à expansão tecnológica, desenvolvendo o aplicativo YouVersion, que oferece gratuitamente não só apenas as dezenas de traduções da Bíblia, mas também planos de leitura e passagens em áudio. O YouVersion está, junto ao Bible.is, entre os aplicativos sobre a Bíblia mais baixados no mundo.
Bobby Grunewald, o pastor que está por trás da ideia do aplicativo da LifeChurch, comenta como ele entendeu a necessidade de lançar este aplicativo gratuitamente.
- Temos uma geração que esta difícil de entender, porque eles pagam 99 centavos por uma música que eles gostam, então, é difícil afirmar que um deles pagaria US $ 20 por um livro que não entendem – explica.
Bill Lohr, do ministério Faith Comes By Hearing (A Fé Vem Pelo Ouvir), que criou o aplicativo Bible.is, explica que o uso do livro digital trás grandes vantagens para as congregações, como a facilidade de acesso e até mesmo por permitir a leitura em locais do mundo onde portar uma Bíblia é proibido.
- As estatísticas não estão dizendo que o livro de papel vai desaparecer. Aqui nos Estados Unidos temos pelo menos 4 Bíblias por residência. Mas há muitos lugares no mundo onde a leitura real no Livro não é algo que não pode ser feito – afirma Lohr.
- A coisa boa é que você pode se conectar aos aplicativos on-line e, assim, ter acesso tanto ao texto e áudio, ou mesmo alguns vídeos disponíveis – completa Bill Lohr, defendendo o uso do aplicativo, que além da Bíblia escrita, tem também o livro sagrado em áudio com mais de 740 idiomas.
Desde que foi lançado, em 2008, o YouVersion ultrapassou a marca de 100 milhões de downloads apenas na Apple App Store. Disponível também em outras plataformas, como Android e Windows Phone, seu uso está em pleno crescimento em todo o mundo, assim como o uso de outros aplicativos e versões digitais da Bíblia.
Por Dan Martins, para o Gospel+

Nenhum comentário:

Postar um comentário