quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Líderes querem aprovar PEC que autoriza profissionais a atender no SUS

  Enquanto o programa Mais Médicos tem a adesão de apenas 6% do contingente de profissionais necessários, o Congresso apresentou ontem uma proposta que pode levar cerca de 7 mil médicos militares para o programa. Após reunião de quase três horas com a presidente Dilma Rousseff, os líderes da base aliada no Senado decidiram pôr em votação, hoje, a PEC 122, de 2011, que prevê a possibilidade de os médicos militares passarem a atender pelo Sistema Único de Saúde.

Assim, esses profissionais, que já atuam em fronteiras e em cidades do interior, passariam a exercer expediente duplo para atender à demanda por profissionais nas áreas em que médicos civis não desejam atuar. Segundo o Ministério da Saúde, há uma demanda de 15.460 vagas a serem preenchidas nas 3.511 cidades que aderiram ao programa. Sendo assim, a PEC 122, se aprovada, supriria quase metade da necessidade de médicos.

Ideli concorda com a ideia

Segundo o relator da PEC 122, senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), houve unanimidade entre os militares a favor da aprovação da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), porque é do interesse deles poder acumular cargos e, assim, aumentar a renda. Hoje, eles são proibidos por lei de atuar fora das Forças Armadas.
A sugestão dos senadores de votar a PEC 122 foi feita na reunião da presidente com 12 líderes aliados no Senado. Dilma reafirmou a disposição de melhorar as relações com o Congresso e deve estabelecer encontros rotineiros para discutir a pauta de votação.
FONTE: RESENHA

Nenhum comentário:

Postar um comentário