quarta-feira, 1 de maio de 2013

Descoberta gravação com voz de Graham Bell


O som e a sua ausência estão estreitamente ligados à vida de Alexander Graham Bell, o homem que pôs a humanidade a falar à distância, sem sair de casa, quando criou o telefone. Ele que, mais do que inventor, se via como um professor dos surdos, a quem queria dar a fala, gravou as suas próprias palavras num disco de cera, a 15 de Abril de 1885. Passados 128 anos, uma equipa de cientistas conseguiu devolver-nos a sua voz.
“Em jeito de testemunho, oiçam a minha voz, Alexander Graham Bell.” É assim que termina a gravação centenária com quatro minutos e 52 segundos em que o inventor de origem escocesa começa por fazer uma contagem de números de forma sistemática: um, dois, três e por aí em diante. A gravação pertence ao Museu Nacional da História da América, que faz parte do Instituto Smithsonian, na cidade de Washington.
“Identificar a voz de Alexander Graham Bell – o homem que nos trouxe a voz de todas as outras pessoas [pelo telefone] – é um grande momento no estudo da história”, disse John Gray, director do museu. “Além de vir ajudar-nos a identificar outras gravações, esta descoberta também enriquece aquilo que sabemos acerca dos finais do século XIX – quem falou, o que diziam, e como diziam – e aquilo que foi o período formativo de experimentação no som.”
É esta voz que se pode ouvir agora. Charlotte Gray descreve-a: “Vigorosa e decidida – como o inventor, que por fim fala connosco através dos anos.”
Alexander Graham Bell's Voice, ca. 1885
Vídeos: 
Veja o vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário