sábado, 3 de agosto de 2013

5 dicas de saúde para melhor bem estar

1 Valorize os momentos de se alimentar.
Defina os horários das refeições e procure respeitá-los. Isso deve valer, principalmente, para as três grandes refeições: café da manhã, almoço e jantar. Nos intervalos, pequenos lanches são importantes, e sua função não é enganar a fome, mas compor a dieta diária. A nutricionista Silvia Papini Berto orienta para que as pessoas invistam mais tempo no café da manhã. A partir daí, pode-se fracionar as refeições seguintes a cada três ou quatro horas.

2 Enriqueça sua alimentação com cores variadas
Pense na alimentação não somente como fonte calórica, mas também como fonte de nutrientes. Proteínas, vitaminas, lipídios, minerais, são fundamentais para o equilíbrio metabólico e nutrição celular. Mesmo sem saber exatamente a dose de cada nutriente presente na alimentação, comer buscando obter um leque bem colorido é um bom caminho, já que é a predominância de certas vitaminas e minerais que condiciona suas cores.

3 Pratique exercícios físicos A lista de benefícios dos exercícios físicos para a saúde é enorme. De acordo com o cardiologista Silvio Reggi, tal prática atua sobre a pressão arterial, dilatando os vasos sanguíneos; promove adaptações do coração, aumentando sua capacidade de ejeção de sangue e, portanto, diminuindo sua frequência de batimentos durante o repouso; reduz a necessidade de oxigenação do miocárdio.

4 Modere o consumo de gorduras e açúcares. Não é segredo para ninguém que, na alimentação, devem-se diminuir as quantidades de gorduras e açúcares e consumir mais frutas, verduras, cereais integrais e carnes magras. Mas, no dia a dia, muitas vezes os hábitos enraizados fazem as gorduras e açúcares passarem despercebidos.

5 Descubra o lazer. Nas grandes cidades, em meio à correria e às muitas tarefas, o lazer acaba ficando com o pequeno tempo que mal sobra. Muitas vezes, ocupa um lugar bem no final da fila de compromissos pessoais. E olhe lá... Alguns nem sequer se lembram mais o que é lazer. Mas é bom começa.
 
fonte: http://unimedcajazeiras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário