sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Além de oferta trabalho, Snowden já tem lugar para morar em Moscou

MOSCOU - Após passar dias incertos em área de trânsito no aeroporto de Moscou, o ex-técnico da CIA Edward Snowden poderá retomar sua vida. Segundo seu advogado Anatoli Kucherena, o americano não terá problemas para viver na Rússia. Além de ter recebido oferta de trabalho, Snowden também já tem um lugar para morar.
- Tenho recebido inúmeras cartas e telefonemas oferecendo trabalho para Snowden - disse Kucherena, que reiterou que o americano não é rico e que vinha gastando seu dinheiro no aeroporto para comer.
O advogado disse ainda que Snowden já definiu onde vai morar e não teve problemas nesse sentido.
- Tudo está em ordem - acrescentou Kucherena, reafirmando que, por razões de segurança, não será revelado o paradeiro de Snowden.
O ex-técnico da CIA deixou o aeroporto Sheremetyevo na quinta-feira, após obter asilo temporário de um ano na Rússia. Em nota divulgada pelo WikiLeaks, ele elogiou a decisão do governo russo e disse que o refúgio era uma prova da vitória das leis internacionais contra a suposta falta de respeito dos EUA à legislação.
A medida levou a Casa Branca a anunciar que vai reavaliar um encontro programado entre os presidentes Barack Obama e Vladimir Putin para setembro, mostrando que as relações entre Washington e Moscou podem se complicar após a concessão do asilo a Snowden.
O americano, de 30 anos, fugiu para Hong Kong, de onde viajou para Moscou em 23 de junho, após revelar vastos programas de espionagem dos Estados Unidos. Ele esperava conseguir embarcar para a América Latina, onde três países lhe ofereceram asilo, mas temia que os EUA impedissem de chegar ao destino. Ele ficou 40 dias no aeroporto à espera da resposta do governo russo sobre seu pedido de refúgio.

fonte: http://oglobo.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário