terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Brasil é o 83º em ‘ranking da generosidade’, diz pesquisa


 
Uma pesquisa feita em 146 nações pela Charities Aid Foundation (CAF), fundação britânica que administra ativos voltados à caridade, revelou que o Brasil está na 83ª posição quando o assunto é filantropia. Libéria, Irã e Turcomenistão são alguns dos países que estão à frente do Brasil. A pesquisa, feita por intermédio do instituto Gallup, fez três perguntas a 155 mil entrevistados: se, no mês passado, eles doaram dinheiro à caridade, fizeram trabalho voluntário em alguma organização ou ajudaram algum estranho em necessidade.

A partir das respostas, foi projetada a porcentagem da população do país que teria o mesmo comportamento. Os resultados mostram que, apesar de as primeiras colocações serem de países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), essa correlação não se mostra verdadeira em muitos casos. A Libéria, por exemplo, apesar de estar na 182ª colocação no IDH, é o 11º país mais solidário, segundo a pesquisa.
A pesquisa concluiu que a filantropia vem diminuindo desde 2007, quando foi feita a primeira pesquisa, provavelmente, segundo o relatório, devido à crise financeira. O número de pessoas que doam dinheiro caiu de 29,8%, em 2007, para 28%, em 2011. O mesmo aconteceu com o trabalho voluntário (de 21,4% para 18,4%) e com a ajuda a estranhos (47% a 45,1%).
Para Marcos Kisil, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis), que representa a CAF no Brasil, a posição brasileira deve-se tanto ao baixo IDH do país quanto a uma política governamental que não incentiva doações de pessoas físicas.

fonte: http://www.verdadegospel.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário