Discutir a implantação do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em Feira de Santana. Este foi o objetivo do encontro do prefeito José Ronaldo de Carvalho com o reitor da instituição, Paulo Gabriel Nacif, no final da tarde desta terça-feira, 22.
Foram apresentadas pelo prefeito três áreas com possibilidades para o funcionamento do campus que deverão ser escolhidas pela direção da Universidade. “Temos conversado com cidadãos que prezam pelo futuro de Feira de Santana e temos opções de doação de uma área próxima ao bairro Aeroporto, outra no bairro Nova Esperança e também na área onde funcionava a Fundação de Apoio do Menor de Feira de Santana (Famfs), que é pública”, anunciou.
O prefeito ressaltou ainda que todos os locais sugeridos têm ao seu entorno comunidades carentes que serão beneficiadas com a chegada do campus bem como a cidade como um todo. “A Universidade é um instrumento de pesquisa e ensino, e portanto, de desenvolvimento”, destacou.
A UFRB neste
município deverá contar com um quadro de 100 professores e mais 50
técnicos administrativos. Inicialmente, vão funcionar os cursos Arquitetura e Urbanismo, Engenharia de Produção, Engenharia de Materiais além da Licenciatura de Educação Para o Campo. “Teremos em Feira de Santana um centro de estudos especializado em Energia e Sustentabilidade, inédito no Nordeste. Acho que isso vai ser extremamente positivo para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou o reitor Paulo Gabriel Nacif.
Ainda de acordo com o reitor, concluída a doação da área, as obras de
implantação vão começar imediatamente. “A determinação da presidente
Dilma Russef é que as obras sejam iniciadas ainda este ano. Os recursos
já foram disponibilizados para a construção, compra de equipamento e
realização de cursos para professores e técnicos”, informou Nacif.
Estiveram presentes à reunião os secretários de Planejamento Carlos
Brito, de Desenvolvimento Social Ildes Ferreira, de Desenvolvimento
Econômico Antônio Carlos Borges Junior, o secretário de Convênios e
Gestão Arsênio Oliveira, além do vice-reitor da UFRB Silvio Luiz de
Oliveira Soglia.
As informações são da Secom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário