domingo, 20 de janeiro de 2013

Qual a melhor opção, o Prouni ou o Sisu?


Sisu - O Sisu (Sistema de Educação Unificada) é um programa criado pelo MEC com a finalidade de selecionar candidatos para preencher vagas em instituições públicas de ensino superior espalhadas pelo país. O precosse seletivo é feito unicamente através da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Qualquer aluno que tenha concluído o ensino médio pode realizar o exame e concorrer às vagas pelo Sisu.
Prouni - O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem a finalidade de conceder bolsas de estudo em cursos sequenciais e de formação superior ou específica para estudantes de escolas públicas. Para ingressar no processo e concorrer às bolsas, o candidato interessado deve possuir, comprovadamente, uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Quando a renda é de três salários mínimos, a bolsa é parcial (50% do valor da bolsa estudos).
prouni x sisu Prouni ou Sisu   Qual o melhor?
A questão principal não chega a ser ‘qual é o melhor’, mas para quem é melhor um e para quem é melhor outro. Ambos são sistemas com ótimas finalidades e bons métodos para colocar um aluno em uma instituição universitária e ajudá-lo a ter uma formação acadêmica de ensino superior. No entanto, algumas questões, que variam de pessoa para pessoa devem ser levadas em consideração.
A renda, por exemplo, é um fator importante, que deve ser pensado: Se o candidato possuir um nível alto de renda familiar, terá poucas chances ou nenhuma chance no programa do Prouni, enquanto, optando pelo sistema do Sisu, concorrerá igualmente às mesmas vagas que os outros candidatos no exame. Porém, se o candidato possui baixa renda familiar, o Prouni torna-se, provavelmente, a melhor opção, pois é uma espécie de processo seletivo onde os objetivos de conquista são bolsas de estudo, e tem como candidatos aqueles que realmente precisam dessas oportunidades.

fonte: http://enem.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário