terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dicas para uma boca saudável


A boca e os dentes desempenham um papel importante em nossas vidas diariamente. Possuem um grande peso no aparato digestivo, bem como permitem saborear os alimentos e formar palavras quando falamos, entre muitas outras funções. Além disso, o sorriso é a expressão facial que mais atrai as pessoas, e é os dentes que desempenham esse papel importante.
Por todas essas razões, é muito importante darmos a devida atenção à saúde bucal, assim, estaremos nos protegendo de uma forma eficiente contra problemas futuros. Para se gabar de um sorriso saudável, você tem que adquirir hábitos corretos de higiene oral desde pequenos, através da escovação após cada refeição e completar a higiene escovando a língua, usando enxaguatórios bucais e fio dental.
Outras dicas que serão de grande ajuda na manutenção de uma boa saúde bucal são:
  • Para aumentar a vida de nossos dentes e uma estética atraente, é muito importante a posição correta e boa condição de todas as peças dentárias.
  • As cáries devem ser tratadas o mais cedo possível, pois elas são um dos maiores inimigos dos nossos dentes. Tenha em mente que o dente não se regenera, por isso, devemos prevenir as cáries e destruí-las para sempre.
  • Recomenda-se ir a uma clínica odontológica se você tem uma ferida na boca que dura mais de 15 dias. A prevenção pode nos ajudar a diagnosticar doenças bucais logo no início.
  • Devemos ir ao dentista duas vezes por ano, pois pode haver um problema em nossos dentes, sem que haja algum tipo de dor.
  • É importante cuidar da alimentação. Assim, devemos limitar o consumo de açúcar e, por outro lado, consumir uma grande quantidade de cálcio, verduras e alimentos que melhoram a mastigação, tais como as maçãs. Além disso, evite alimentos duros que podem danificar os dentes (pães duros, balas, torrones …)
  • As pessoas com diabetes devem prestar uma atenção especial à sua boca, pois elas tendem a ter mais problemas com seus dentes e gengivas, especialmente quando elas possuem altos níveis de glicose no sangue.
  • Se quisermos evitar que o esmalte dos nossos dentes fique amarelado, devemos evitar consumir vinho, café, chocolate, ou complementos vitamínicos.
  • Devemos sempre consultar um especialista, em um caso de trauma dental, ainda que seja sem sinais visíveis de ferimentos.
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário