domingo, 13 de janeiro de 2013

França mantém ofensiva aérea em Mali contra avanço salafista



Imagem divulgada pelo Exército francês mostra jato Mirage 2000 no trajeto França-Chade Foto: AP Imagem divulgada pelo Exército francês mostra jato Mirage 2000
no trajeto França-Chade
Foto: AP


A França manteve sua ofensiva aérea em Mali da noite de ontem à manhã deste domingo, em uma tentativa de conter o avanço rumo ao sul do país africano dos grupos salafistas que controlam a região norte, informou o ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian.
"Há incursões de maneira constante", disse Le Drian em entrevista à rede de TV i-télé na qual lembrou que o objetivo final é fazer com que Mali recupere sua integridade territorial. O ministro acrescentou que aviões franceses conseguiu destruir hangares e outros alvos "sensíveis" e insistiu que a "França está em guerra contra o terrorismo, esteja onde estiver".
A ação francesa, que inclui o envio de unidades à capital malinesa, Bamaco, não foi preparada com muita antecedência, mas teve que acontecer às pressas, segundo Le Drian, devido ao pedido de ajuda feito na quinta-feira pelo presidente interino de Mali, Dioncunda Traoré, e pela constatação de que se a França não agisse, Bamako "teria caído em dois ou três dias".
A ofensiva salafista, que começou na quinta-feira, é liderada pelo grupo Ansar Al Din, apoiado pelos jihadistas da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e pela organização Monoteísmo e Jihad na África Ocidental (MYAO), que de acordo com Le Drian são grupos "muito bem armados e motivados".
"Esses terroristas são ao mesmo tempo uma mistura perigosa entre fundamentalistas islamitas e mercenários e traficantes", explicou nessa entrevista, na qual declarou que embora sejam "os mesmos que buscam fazer do território entre Mauritânia e Líbia um espaço sem lei, a novidade é que decidiram se agrupar para atuar".
O ministro acrescentou que o piloto de helicópteros francês morto ontem durante a ofensiva aérea foi atingido por um disparo, e não por um míssil, e disse que entre os rebeldes houve "um número significativo de baixas", que não revelou.

4 comentários:

  1. You гeаlly makе it apρеar so еasу
    along ωіth уour preѕentation but I find this
    matter to be actually one thing that I feеl I might
    by no meanѕ understand. It sοrt of feels too complex anԁ extrеmely bгοad fοг mе.
    I am takіng a look ahеaԁ for уour next
    ρublish, I'll try to get the dangle of it!
    My web blog ... V2 Cigs-Enjoy Smoking With Different Types

    ResponderExcluir
  2. Basically thе flex belt iѕ a belt you ѕtrap on about your waist and thгee
    specificallу plaсеd padѕ are what help
    сontract your abs.

    my web pagе ... http://futurecreative.com.au/

    ResponderExcluir
  3. Inside handful of minutes, your job to tran
    your muscle tissues gets completed.

    Take a look at my blog :: flex belt review

    ResponderExcluir
  4. Woah! I'm really loving the template/theme of this website. It's
    simple, yet effectіve. A lot of times іt's difficult to get that "perfect balance" between usability and appearance. I must say you've done
    a very good job with thіs. Aԁditіonallу,
    the blog loads super quick for mе on Fіrefox.
    Excеllent Blog!

    Tаke a looκ аt mу site ... V2 cigs Review

    ResponderExcluir